5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) reforça o seu compromisso em exercer a Medicina Veterinária e a Zootecnia com o menor impacto ambiental possível, promovendo a saúde e o bem-estar único dos animais e da sociedade.

A Comissão Nacional de Meio Ambiente do CFMV tem reforçado, nos últimos anos, o papel do médico veterinário e zootecnista no meio ambiente e estimulado profissionais a se capacitarem e atuarem na área. “Está cada vez mais clara a importância do trabalho multiprofissional em busca da sustentabilidade ambiental, social e econômica”, afirma a presidente da CNMA, Maria Izabel de Medeiros.

A Comissão Nacional de Animais Selvagens do CFMV também lembra que muitas espécies de animais consideradas nocivas pela maioria são na verdade essenciais para o meio ambiente.

As cobras ajudam no controle da cadeia alimentar, pois se alimentam de animais que podem se tornar pragas, como roedores e anfíbios.

Sapos e morcegos se alimentam de mosquitos e podem ajudar, por exemplo, no controle do aedes aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya.

Os gambás e macacos são ótimos dispersores de sementes e fazem com que as plantas sejam espalhadas em diferentes regiões.

As aves, quando livres, também polinizam as plantas e disseminam sementes no sol.

Não mate, preserve!

Sobre a data

O dia 5 de junho foi escolhido para comemorar o dia do meio ambiente em 1972, durante a primeira Conferência das Nações Unidas Sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia. O principal objetivo é chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Fonte: Portal do CFMV.

Relacionadas

Evento_RevistaMV&Z (58)
Foto em preto e branco da zootecnista Mônica Junqueira. Na foto ela aparece sorrindo, veste um camisa, usa um colar com ponto de luz e cabelos louros e na altura dos ombros.
imagem de um cachorro comendo
imagem de um homem e duas mulheres posados para foto

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br