CCZ confirma mais 72 casos positivos de leishmaniose em cães em Presidente Prudente

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) divulgou nesta segunda-feira (5) a confirmação de mais 72 casos positivos de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) em Presidente Prudente. Conforme o órgão, foram 70 registros autóctones, ou seja, contraídos no próprio município, e outros dois importados. Com os resultados, a cidade conta com 144 casos confirmados da doença neste ano, sendo 137 autóctones e sete importados.

Os últimos registros estão distribuídos em diversos pontos de Presidente Prudente, com destaque para o Parque Imperial, com 11 casos, o Residencial São Paulo, com sete registros, o Jardim Novo Bongiovani e o Bairro do Bosque, com seis em cada, o Residencial Maré Mansa, com cinco, a Vila Ginásio, com quatro, e o Centro, com três. Já as vilas Lessa, Dubus, Cláudia Glória e Santa Helena, o Jardim Vale do Sol e os residenciais Carandá e Monte Carlo tiveram dois casos cada.

Os bairros Residencial Green Ville, Vila Formosa, Vila Ocidental, Parque Castelo Branco, Vila Maristela, Residencial Universitário, Jardim Bela Vista, Vila Geni, Parque São Matheus, Vila Machadinho, Residencial Anita Tiezzi, Cecap, Jardim Santa Fé, Parque Alexandrina, Vila Nova e Jardim Aviação contabilizaram um registro cada um.

“Informamos à população que, caso o cão apresente feridas pelo corpo, unhas grandes, secreção nos olhos, queda de pelo e emagrecimento, leve o animal até o CCZ para realizar o exame para detectar a leishmaniose. Também recomendamos utilizar coleiras com repelente”, declarou o responsável pelo CCZ, Célio Nereu Soares.

Durante esta semana, as equipes do CCZ realizam a coleta de sangue e a chipagem nos animais do Jardim Cinquentenário, na zona sul da cidade.

Comissão Especial

Na tarde desta segunda-feira (5), a Comissão Especial (CE) da Câmara Municipal de Presidente Prudente que irá apurar denúncias sobre o CCZ se reuniu e definiu os cargos de seus membros e as próximas ações.

A presidência da CE ficou a cargo da vereadora Alba Lucena Fernandes Gandia (PTB), enquanto o vereador Demerson Dias (PSB) será o relator. O vereador Natanael Gonzaga da Santa Cruz (PSDB) ocupará a função de membro do grupo. Além disso, a Comissão Especial contará com o apoio e o acompanhamento da vereadora Elza Alves Pereira e Pereira (PTB).

A escolha da composição da comissão foi feita por sorteio, entre todos os vereadores da 17ª Legislatura.

Para iniciar os trabalhos, os parlamentares marcarão uma reunião nos próximos dias com o Ministério Público Estadual (MPE), em Presidente Prudente. Já na próxima semana, acompanharão uma audiência que será realizada no Fórum local. Por fim, realizarão uma visita, ainda sem data, ao CCZ.

Conforme os próprios parlamentares prudentinos, um dos outros objetivos da Comissão Especial é o aperfeiçoamento da legislação municipal que trata sobre a proteção animal.

A criação da comissão ocorreu após a aprovação de um requerimento de autoria de todos os vereadores da 17ª Legislatura.

O texto, que tramitou em regime de urgência, aponta que serão feitas visitas “in loco” no CCZ.

Além disso, os vereadores devem colher depoimentos necessários de servidores públicos, autoridades e população, para elucidar as afirmativas contidas em uma ação civil pública movida pelo MPE e, ao final, propor, se necessário, alteração na legislação vigente quanto à política pública de proteção, atenção e saúde animal de Presidente Prudente.

Fonte: G1 com informações da Tv Fronteira.

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed