Médicos-veterinários devem ficar atentos a cada etapa da nova proposta de Programa Nacional de Erradicação da Febre aftosa (PNEFA)

Realizada entre 6 a 7/04/2017, em Pirenópolis (GO) a 44ª COSALFA teve como tema principal, conforme apresentação do Dr. Guilherme Marques, Diretor do Departamento de Saúde Animal do MAPA e coordenador do evento a proposta de nova fase do PNEFA. Baseada em estudos científicos, pretende-se a eliminação do vírus C da composição vacinal e a retirada gradual da vacinação de 2019 a 2021, em 5 blocos de unidades federativas:

– Bloco I – Acre e Rondônia: retirada da vacinação em Maio/19;

– Bloco II – Amazonas, Amapá, Pará, e Roraima: retirada da vacinação em Junho/20;

– Bloco III – Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte: retirada da vacinação em Junho/20;

– Bloco IV – Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Tocantins: retirada da vacinação em Junho/21;

– Bloco V: Rio Grande do Sul e Santa Catarina: retirada da vacinação em Junho/21.

O plano brasileiro mostrou-se muito bem fundamentado e pode ser observado com detalhes no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Isto exigirá mudança de paradigma em todos os envolvidos nos processos de produção de animais sensíveis à enfermidade, pois o programa de prevenção, controle e erradicação da Febre Aftosa foi desenvolvido de uma forma por décadas, sendo que deverão ser redesenhados propostas, objetivos e relações existentes, com novas concepções, onde as palavras essenciais desta evolução deverão ser CONFIANÇA e TRANSPARÊNCIA.

Uma definição ousada, mas factível, que bem cumprida trará ganho a todos!

Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik
09.08.2024_Justiça reafirma necessidade de registro e RT em uma das maiores empresas produtoras de colágeno bovino no mundo_Freepik