Presidente Prudente chega a 188 casos de leishmaniose em cães neste ano

Centro de Controle de Zoonoses confirmou 13 novos registros da doença em animais nesta terça-feira (8)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) divulgou nesta terça-feira (8) a confirmação de 13 novos casos de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) em Presidente Prudente. O órgão informou que os casos positivos são autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio município. Com isso, Presidente Prudente contabiliza até o momento 188 casos da doença neste ano, com 180 autóctones e oito importados.

Conforme informações do CCZ, em relação aos 13 casos positivos confirmados nesta terça-feira (8), quatro animais já iniciaram o tratamento para a doença. Outro aguarda resposta do proprietário. Os demais cães foram entregues para o procedimento da eutanásia.

O CCZ lembra que a coleta de sangue de cães para detectar a leishmaniose é feita nos postos de vacinação da campanha contra a raiva, que segue até o dia 31 de agosto, em Presidente Prudente. São mais de 80 postos volantes espalhados pelos bairros.

A orientação é para que aos proprietários levem os animais, até o CCZ ou aos postos de vacinação antirrábica, caso os cães apresentem os sintomas da doença, que são queda de pelo, emagrecimento, unhas grandes e secreção nos olhos, entre outros.

Os novos registros de animais detectados com leishmaniose foram feitos nos seguintes bairros: Residencial São Paulo, Jardim Novo Bongiovani, Residencial Maré Mansa, Parque Imperial, Vila Liberdade, Vila Santa Helena, Vila Charlote, Grupo Educacional Esquema; Conjunto Habitacional João Domingos Netto, Jardim Aviação, Residencial Monte Carlo e Residencial Anita Tiezzi.


Serviço

O CCZ fica na Rua Presidente Castelo Branco, 93, no Parque Castelo Branco, em Presidente Prudente. Os telefones são (18) 3905-4220 e (18) 3905-2156.

Fonte:G1 Presidente Prudente

Relacionadas

09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik
09.08.2024_Justiça reafirma necessidade de registro e RT em uma das maiores empresas produtoras de colágeno bovino no mundo_Freepik
CNP PUBLICIDADE

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40