Marcas sustentáveis são mais valiosas e têm consumidores fiéis

Segundo Cássia Godinho, consultora do Sebrae-SP, a adoção de práticas ecologicamente corretas são vitais para a permanência da empresa no mercado

Os riscos ambientais assumiram posição primordial no debate coletivo e o termo sustentabilidade ganha cada vez mais importância na mídia, governos e empresas, inclusive a dos negócios pets. Ser sustentável hoje é viabilizar ações que supram as necessidades atuais, com custos e tecnologias mais baratas, sem comprometer as gerações futuras, considerando os aspectos People, Planet e Profit. “As empresas devem ser socialmente responsáveis, ecologicamente corretas e, ao mesmo tempo, lucrativas. A adoção dessas práticas torna-se vital para a permanência do negócio no mercado”, explica a consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), Cássia Godinho.

Uma marca reconhecida por ser sustentável é mais valiosa e tem consumidores fiéis. “As pessoas estão atentas à forma com que as empresas atuam e enxergam além do custo benefício. O ativismo digital trouxe voz ao consumidor exigente que cobra práticas sustentáveis e boicotam empresas que não mostram cuidado ambiental e animal, ou utilizam trabalho escravo”, enfatiza a consultora.

A organização das ações sustentáveis deve ser feita de forma cuidadosa. De que adianta uma clínica veterinária reutilizar água se o descarte dos medicamentos vencidos está inadequado? Há empresas especializadas em assessorar o planejamento estratégico voltado a sustentabilidade, como por exemplo, o Instituto Ethos, referência de mercado nesse setor.

Torne seu negócio sustentável

Compras sustentáveis

Atualmente, diversas marcas oferecem linhas de produtos naturais e orgânicos. Oferte produtos ambientalmente corretos, que não foram testados em animais e hipoalergênicos. Utilize shampoo sem sulfato, que faz menos espuma que o tradicional e requer menos água para lavar. Opte pela compra de mobiliário verde e materiais recicláveis.

Gestão da qualidade

A melhoria constante dos serviços na compra dos produtos e no atendimento aos clientes torna a empresa eficiente, reduz o consumo de recursos e aumenta os lucros. Fique atento às melhores técnicas de higienização e esterilização e aposte em cursos de biossegurança. Os aparelhos e equipamentos devem estar conservados, limpos e funcionando. Use apenas produtos regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Uso eficiente de energia

Utilize ventilação natural e cores claras na pintura, telhas transparentes, janelas de vidro amplas e claraboias para otimizar o uso da luz solar. Atualmente, há uma oferta ampla no mercado de equipamentos mais eficientes e sustentáveis para clínicas veterinárias. Verifique a classificação do selo Procel antes de fazer suas compras. Substitua as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou de LED. Instale sensores de presença em ambientes de passagem e adote luminárias refletoras. Ao final do expediente, tire os equipamentos da tomada e desligue o ar-condicionado uma hora antes do encerramento.

Uso eficiente da água

Uma torneira gotejando pode desperdiçar cerca de 50 litros de água por dia, o que representa aproximadamente 1.500 litros de água potável todo mês. Mantenha as saídas de água bem fechadas. Troque as mangueiras dos lavatórios por modelos mais econômicos e capte água da chuva para a limpeza dos ambientes. Realize inspeções periódicas de vazamentos.

Gerenciamento de resíduos

Elabore um plano de gerenciamento de resíduos sólidos e dê o destino correto aos materiais perigosos gerados na empresa, como agulhas, vidros de remédios, restos de tecidos e carcaças de animais mortos. Dê preferência aos produtos biodegradáveis que são facilmente decompostos no meio ambiente. Padronize o uso de dosadores de produtos de acordo com o serviço, porte do animal e quantidade de pelos. Faça parceria com seus fornecedores como forma de fomentar a logística reversa e retornar aos fabricantes os materiais utilizados.

*As dicas foram dadas por Cássia Godinho, consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP).

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