Governo sanciona lei que cria Produto Interno Verde

Entrou em vigor, em 17 de outubro, a lei 13.493, que cria o Produto Interno Verde (PIV), novo índice que tem por objetivo medir o desenvolvimento sustentável no país.

Para o cálculo do PIV serão consideradas iniciativas nacionais e internacionais semelhantes. Assim, será possível fazer comparação, como ocorre com o PIB.

A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que no cálculo desse tipo de índice sejam considerados, por exemplo, florestas, combustíveis fósseis, áreas agrícolas e reservas minerais.

O Ministério do Meio Ambiente afirma que o indicador PIV atribuirá valor econômico a serviços ambientais prestados pelos ecossistemas. Desse modo, esses valores podem ser incorporados à contabilidade do setor produtivo. Assim, o país passaria a contar com um indicador conjunto dos processos econômicos, da sustentabilidade ambiental e do bem-estar da sociedade.

A Comissão Nacional de Meio Ambiente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNMA/CFMV) acredita que a criação do PIV fará com que a nação brasileira passe a adotar novos caminhos para retomar seu equilíbrio econômico e social, seguindo a perspectiva do moderno conceito de desenvolvimento sustentável.

“Nesse sentido, será inegável a popularização da importância do meio ambiente no cotidiano das pessoas, pois as mesmas passarão a entender melhor as questões ambientais, a relacioná-las com seu cotidiano, assim como acontece com relação ao PIB, o que as levará às mudanças de hábitos favoráveis à saúde ambiental”, relata a CNMA.

A metodologia para o cálculo do PIV será amplamente discutida com a sociedade e as instituições públicas, incluindo o Congresso Nacional, antes de um sistema de contas econômicas ambientais ser oficialmente adotado no Brasil.

A CNMA considera importante que o CFMV acompanhe as discussões sobre o tema. “Dessa forma, a autarquia poderá contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva e demais atividades da Medicina Veterinária e Zootecnia. E será possível mensurar as práticas e ações de proteção ambiental implementadas por esses profissionais, alinhados aos parâmetros estabelecidos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e sua valoração no sistema de contas ambientais do Brasil”, finaliza a CNMA.

Texto: Assessoria de Comunicação do CFMV / Por Flávia Lôbo.

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
jovens mulheres de jaleco branco máscara trabalhando em um laboratório.
mulher jovem de cabelo preto chanel, uusando blusa branca e calça jeans azul, segura alça da mochila e livro com a outra mão, enquanto sorri para foto.
imagem de rebanho bovino com vaca branca e preta à frente.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40