Dois morcegos são diagnosticados com raiva em Piracicaba

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Piracicaba capturou mais dois morcegos que estavam contaminados com o vírus da raiva em Piracicaba. O primeiro deles, do tipo frugívoro foi recolhido no dia 18 de setembro e, após a captura, foi levado para análise em São Paulo, que ficou pronta na tarde de ontem. O animal foi encontrado na região do Dois Córregos, próximo à avenida Pompeia, onde foi localizado um morcego há menos de dois meses.

O segundo morcego, do tipo insetívoro foi recolhido no dia 23 de setembro e a análise também ficou pronta ontem. O animal foi encontrado na área central, onde este ano também já havia sido encontrado outro morcego com o vírus da doença.

A bióloga Regina Lex informa que, com os dois novos resultados positivos, Piracicaba agora registra sete casos de morcego com raiva capturado este ano. O número já é superior a todo o ano passado, quando foram capturados quatro morcegos. O aumento pode ter acontecido pelo fato da população entrar mais em contato com o CCZ ou maior contaminação do vírus da raiva entre os morcegos. Dentro da programação de combate à doença, agora aconteceria a operação bloqueio padrão em um raio de 500 metros do local em que o morcego com o vírus da raiva foi encontrado. “Mas, como foi feito este tipo de operação há pouco tempo, o que será feito é apenas um repasse nas casas que estavam fechadas e que não foi possível aplicar a vacina nos animais”, explica Regina.

Os agentes do CCZ realizam a vacinação de todos os cães e gatos da região e também trabalham na entrega de panfletos com orientações sobre como proceder ao encontrar com o animal. “As pessoas não devem entrar em contato direto com o morcego”, alerta. “Se isso acontecer, deve se procurar um Pronto Socorro imediatamente”. O CCZ faz a coleta de forma correta e encaminha o animal para análise. Se os morcegos estiverem se abrigando no forro do imóvel, é preciso fazer a retirada de algumas telhas ou deixar uma lâmpada acesa no forro.

Se as pessoas encontrarem o morcego ainda vivo, o ideal é tentar colocá-lo dentro de um balde, para evitar o mínimo contato com o cachorro ou o gato. Se houver contato entre o animal e o morcego, a família deve procurar imediatamente o médico veterinário ou o CCZ para verificar como se dará o procedimento.

“Para os animais que ainda não foram vacinados este ano, neste sábado haverá vacinação na antiga biblioteca, no centro”.

Texto: Prefeitura de Piracicaba.

09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik
09.08.2024_Justiça reafirma necessidade de registro e RT em uma das maiores empresas produtoras de colágeno bovino no mundo_Freepik
CNP PUBLICIDADE