Prefeitura de Mairiporã confirma morte de 22 macacos por febre amarela

Ao todo, 90 animais foram encontrados mortos. 50 exames ainda estão em andamento no Instituto Adolfo Lutz para investigar a causa. 75% dos moradores da cidade foram vacinados

A Prefeitura de Mairiporã confirmou a morte de 22 macacos por febre amarela silvestre. Ao todo, 90 animais foram encontrados mortos. 50 exames ainda estão em andamento no Instituto Adolfo Lutz para investigar a causa.

Mairiporã é o município com maior concentração de Mata Atlântica da Grande São Paulo. E com uma grande quantidade de macacos.

A cidade tem 95 mil habitantes. Até agora, 70 mil foram vacinados contra a febre amarela, ou seja, 75% da população.

Na capital, o primeiro macaco encontrado morto foi em outubro, no Horto Florestal, na Zona Norte. Ele estava com o vírus da febre amarela silvestre.

Depois disso, dois macacos morreram da doença no Parque Anhanguera e um, no Parque Ecológico do Tietê. Por precaução, foram fechados 15 parques e a Prefeitura começou a vacinar os moradores de bairros vizinhos.

Os macacos não transmitem o vírus da febre amarela, são apenas hospedeiros, como os humanos. A transmissão da doença é feita pela picada do mosquito contaminado.

Grande SP

A Prefeitura de Guarulhos investiga a morte de um macaco encontrado em um pesqueiro na estrada dos veigas, no bairro do marmelo. Um veterinário do centro de controle de zoonoses fez a necropsia e colheu material, que foi enviado ao instituto adolfo lutz, na capital. O resultado do exame deve ser divulgado na próxima semana.

Texto: Portal G1.

09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik
09.08.2024_Justiça reafirma necessidade de registro e RT em uma das maiores empresas produtoras de colágeno bovino no mundo_Freepik