Novos conselheiros do CFMV tomam posse para o triênio 2017-2020

Aconteceu na última sexta-feira (15/12), na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a solenidade de posse dos conselheiros efetivos e suplentes do CFMV para o triênio 2017-2020. A gestão terá início no dia 17 de dezembro deste ano e termina em 16 de dezembro de 2020.

Fazem parte da nova gestão o presidente Francisco Cavalcanti de Almeida, vice-presidente Luiz Carlos Barboza Tavares, secretário-geral Nivaldo da Silva e tesoureiro Hélio Blume.

Compõem o grupo dos novos conselheiros efetivos Cícero Araújo Pitombo; João Alves do Nascimento Júnior; Wendell José de Lima Melo; Therezinha Bernardes Porto; José Arthur de Abreu Martins; e Francisco Atualpa Soares Júnior. Os novos conselheiros suplentes são Wanderson Alves Ferreira; Fábio Holder de Morais Holanda Cavalcanti; Paula Gomes Rodrigues; Nestor Werner; Antonio Guilherme Machado de Castro; e Irineu Machado Benevides Filho.

Também compareceram à cerimônia autoridades representando a Subsecretaria de Abastecimento e Desenvolvimento Rural; a Universidade Federal de Goiás (UFG); e a Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ).

Realizações da atual gestão

O presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, fez um agradecimento à atual diretoria, aos conselheiros e integrantes de comissões da atual gestão. Arruda destacou a importância de um trabalho de planejamento contínuo dentro do Sistema CFMV/CRMVs e citou três dos principais projetos realizados durante a gestão, como o Estratégias de Ensino-aprendizagem. “Levamos para dentro das instituições a prática do humanismo, tão necessário no mundo de hoje, que foi abraçado com responsabilidade por várias delas indo além da Medicina Veterinária”.

Arruda também ressaltou o lançamento do Seres – Banco de Conhecimento da Medicina Veterinária e Zootecnia e a Acreditação dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária.

“A vida é sempre uma incógnita, mas percebemos que os momentos que realizamos nesses anos foram mais grandiosos do que pequenos. Criamos pontes para que a comunicação pudesse ser compartilhada dentro dos princípios éticos, com respeito e consideração, buscando equilíbrio e harmonia pelo bem comum”, afirmou.

Unificação

“O Sistema é de todos”. Com essa frase Francisco Cavalcanti de Almeida deu início a seu discurso na cerimônia e defendeu a promoção de uma única voz entre o Sistema CFMV/CRMVs. “Vamos trabalhar com a visão da unificação do Sistema com força política e abrangência suficiente para conectar os profissionais, estudantes e cidadãos em todos os lugares e a todo o tempo. Nosso objetivo é promover a Saúde Única e o bem-estar dos animais, dos seres humanos e a sustentabilidade do meio ambiente em prol da valorização das classes”, destacou.

A capacidade de inovação, segundo ele, é a chave para o sucesso e fortalecimento da profissão. “Seremos, junto aos colegas, protagonistas nas grandes discussões do agronegócio, na Responsabilidade Técnica e no desenvolvimento da formação profissional. Teremos CRMVs fortalecidos, integrados e coesos, que representem os médicos veterinários e zootecnistas”.

Cavalcanti citou outros temas que pretende debater com afinco durante a gestão em câmaras nacionais de presidentes, como o avanço da criação de cursos de Medicina Veterinária, a formação de técnicos veterinários, as estratégias voltadas ao controle populacional de cães e gatos de forma desordenada e sem qualificação, além do progresso na formulação de leis a nível estadual e municipal.

Almeida destacou ainda o foco em avanços na comunicação durante a próximo gestão, com maior criatividade, inovação e transparência, por meio de competências estratégicas. “Normatizar e fiscalizar, orientar o profissional, promover a organização das classes diretamente ou por intermédio dos CRMVs. Este sempre será nosso Norte, mas necessitamos de algo mais – nosso DNA precisa estar impregnado, no bom sentido da palavra, de inovação e de uma excelente gestão”, finalizou.

Saiba mais

A Diretoria e os Conselheiros do novo triênio foram eleitos em votação realizada no dia 1º de setembro pelos delegados dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs), por escrutínio secreto e maioria absoluta de votos. Na mesma reunião foram eleitos os conselheiros suplentes.

A diretoria eleita do CFMV assinou o termo de posse para a Gestão 2017/2020 no dia 16 de novembro;

O processo eleitoral é normatizado pela Resolução CFMV nº 955, editada a partir do poder regulamentar exclusivo e privativo conferido ao Conselho diretamente pelo artigo 16, ‘f’, da Lei nº 5.517, de 1968.

Assessoria de Comunicação do CFMV / Por Carolina Menkes

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
jovens mulheres de jaleco branco máscara trabalhando em um laboratório.
mulher jovem de cabelo preto chanel, uusando blusa branca e calça jeans azul, segura alça da mochila e livro com a outra mão, enquanto sorri para foto.
imagem de rebanho bovino com vaca branca e preta à frente.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40