O CRMV-SP lança hoje a campanha “Nutrição Responsável”, iniciativa que visa reforçar a atuação do médico-veterinário e do zootecnista na avaliação, prescrição nutricional e formulação de dietas balanceadas para a saúde de cães e gatos, guardada as respectivas competências de cada profissional. Para ajudar neste esforço, a Comissão de Nutrição Animal e a Comissão de Responsabilidade Técnica do Regional desenvolveram conteúdos orientativos para divulgação nas redes sociais e na Plataforma da autarquia.
As peças foram desenvolvidas com o objetivo de trazer esclarecimentos sobre o fornecimento de alimentos seguros e promover o respeito à ciência da nutrição entre os profissionais e tutores. “A nutrição animal é uma área de grande importância, e quando pensamos em animais de companhia, sabemos que influencia diretamente na saúde, bem-estar e longevidade dos pets”, explica Yves Miceli de Carvalho, presidente da Comissão de Saúde Animal do Conselho.
A nutrição animal é uma ciência que deve ser balizada por critérios cientificamente comprovados e de acordo com ritos regulatórios setoriais. Assegurar a inocuidade e qualidade dos alimentos para pets faz parte do papel dos profissionais médico-veterinário e zootecnistas, perante a sociedade, e neste contexto, a responsabilidade técnica é essencial. “Somente os profissionais, que sejam capacitados poderão indicar uma dieta balanceada para cada animal e a forma certa do preparo de cada alimento”, afirma Rosemary Viola Bosch, presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica.
O início do movimento em prol da nutrição responsável se deu através de um webinar, ocorrido em setembro, e que contou com a participação de empresas, pesquisadores e entidades vinculadas ao segmento, além de agentes federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e representantes do CFMV.
Durante o encontro, foi reforçada a importância da ciência da nutrição animal e dos aspectos regulatórios e jurídicos que apóiam a temática no Brasil e no mundo. “Os animais são colocados em risco quando alimentados com produtos desbalanceados, formulados ou produzidos por indivíduos que não tenham robusta capacitação. Amadorismo e exercício na ausência de conhecimento é falta de responsabilidade e ética profissional”, alerta Yves Miceli.
#EuApoio
A campanha contará com peças variadas, que incentivam médicos-veterinários, zootecnistas e a sociedade à reflexão e maior entendimento sobre nutrição animal. Os conteúdos serão divulgados semanalmente durante os meses de outubro e novembro, nas páginas do Facebook, Instagram, e Twitter. Também estarão disponíveis para acesso na Plataforma CRMV-SP.
Para apoiar a campanha, compartilhe os conteúdos em suas redes sociais e use a hashtag #NutriçãoResponsável #EuApoio e ajude a divulgar a importância do tema para todos.