O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Odemilson Donizete Mossero, recebeu na amanhã de hoje (29/10) a médica-veterinária Juliana Kopczynski , diretora da Departamento de Proteção Animal de Guarulhos (Dpan), para reunião de alinhamento das iniciativas conjuntas que poderão ser realizadas em prol da saúde animal e saúde pública do município.
A importância da nomeação de uma profissional com formação em Medicina Veterinária para coordenar o Dpan foi ressaltada pelo presidente do Conselho. “Gostaria de parabenizar o gestor da cidade, assim como o secretário da pasta, pela criação de uma diretoria cujo foco é a gestão de questões relacionadas ao bem-estar animal e por valorizarem a atuação técnica para a busca de soluções adequadas em uma área muito sensível à sociedade”, destacou Mossero.
O chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente, Lucius do Amaral Vieira, participou da reunião e colocou a estrutura da administração local à “disposição para uma agenda de atividades que fortaleçam o vínculo entre os órgãos de fiscalização e as equipes educacionais que envolvem todos os setores da prefeitura”.
“Existe uma sintonia muito positiva com o CRMV-SP, principalmente porque o presidente Odemilson é acessível, está aberto ao diálogo e oferece apoio incondicional aos profissionais”, afirmou Juliana Kopczynski, que assumiu em agosto a diretoria do Dpa da cidade de Guarulhos.
Juliana destacou, ainda, que as parcerias com a nova gestão da autarquia serão frequentes e, certamente, toda a sociedade será beneficiada.
Fiscalização conjunta fecha estabelecimento clandestino
A reunião de hoje ocorre após pouco mais de um mês da realização uma ação conjunta entre o Ministério Público Estadual, a Polícia Civil, a Delegacia de Crimes Ambientais, o CRMV-SP e o Departamento de Proteção Animal.
Após denúncia anônima recebida pelo CRMV-SP, foi fechado um estabelecimento que atuava como canil e gatil de forma clandestina, localizado no Jardim City Las Vegas, no município de Guarulhos. No local, sem responsável técnico, estrutura e condições de limpeza adequadas, foram encontrados 39 gatos da raça bengal (gato de bengala) e doze cães da raça golden retriever.
O proprietário foi preso em flagrante e os animais recolhidos pelo Dpan e levados para um abrigo temporário em Suzano, onde permaneceram à disposição da Justiça.