O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) recebeu na última quinta-feira (18) a visita do secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, Itamar Borges, representantes de órgãos públicos estaduais ligados ao setor agropecuário, e o deputado federal Arnaldo Jardim para uma reunião de alinhamento estratégico. Durante o encontro foi realizada também a posse dos integrantes da nova Comissão Estadual do Agronegócio instituída pelo Conselho.
Na ocasião, o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero; a tesoureira, Rosemary Viola Bosch; e o secretário-geral, Fernando Gomes Buchala, que assumiu a presidência da nova Comissão, receberam, além do secretário estadual e do deputado, Luiz Fernando Bianco, coordenador de Defesa Agropecuária (CDA); William Alves Correa, coordenador substituto da CDA; João Brunelli Júnior, representando o coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS); Francisco Martins, assessor técnico da CDRS. O presidente da Comissão de Políticas Públicas do Regional, Raphael Hamaoui, também esteve presente.
“Esse é um momento muito significativo para o Conselho, para a Medicina Veterinária e a Zootecnia porque demonstra o nível de comprometimento dos mais diversos segmentos e instituições com uma agenda de iniciativas que tragam benefícios ao agronegócio, ao estado, ao Brasil, e projete a atuação profissional em nível global”, disse o presidente do CRMV-SP.
Mossero ressaltou, ainda, que “associar o conhecimento técnico à elaboração de políticas públicas” também está entre as metas estipuladas pela nova gestão que assumiu a autarquia em agosto. “Receber líderes em suas respectivas áreas para traçarmos juntos uma pauta colaborativa de atividades é um sinal de que estamos no caminho certo e que, nos próximos anos, poderemos conquistar um avanço significativo e o reconhecimento almejado por todos que acreditam no potencial das profissões”, finalizou.
Para o presidente da Comissão Estadual do Agronegócio do CRMV-SP, Fernando Gomes Buchala, a posse foi marcada pela principal missão do grupo que é “dinamizar o trabalho por meio de atitudes concretas que acompanhem o ritmo acelerado do setor”. O médico-veterinário enfatizou que existe uma janela de oportunidade sem precedentes para que a atuação dos profissionais da Medicina Veterinária e Zootecnia alcancem o nível de excelência exigido para a atuação em um contexto macroeconômico.
Objetivos
Temas como as boas práticas para o bem-estar animal, autocontrole em todo o processo produtivo por agentes da cadeia do agronegócio, bioinsumos, redução de gás metano e os desafios debatidos recentemente na Conferência do Clima (COP-26), realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), na Escócia, foram abordados no encontro realizado, simultaneamente, à posse da Comissão.
“Ficamos todos muito satisfeitos com os compromissos firmados nessa primeira de muitas reuniões, nas quais poderemos efetivar o objetivo de transformar o CRMV-SP em uma fonte independente e confiável de informações do setor e que represente profissionais capacitados para colaborar com a qualidade de vida humana, animal e a preservação do meio ambiente”, afirmou Buchala.
A Comissão Estadual do Agronegócio foi criada por meio da Resolução CRMV-SP nº 2.975/2021 e conta com a participação também como membros dos médicos-veterinários José Roberto Bottura; Masaio Mizuno Ishizuka; Klaus Saldanha Hellwig; Antônio Ianni; Julio Simões Marcondes; Fernando José Pires de Souza e do zootecnista Saulo da Luz e Silva.