É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) informa o falecimento, em São Paulo, da médica-veterinária Márcia de Almeida Gonçalves, aos 61 anos, em decorrência de uma miocardite.
Em 1984, ainda como graduanda da 46ª Turma da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), a profissional recebeu do Conselho o Prêmio “Ernesto Antonio Matera” pela sua aprovação em 1º lugar nas disciplinas do curso.
Filha do o campeão brasileiro e sul americano de judô e de polo aquático, João Gonçalves, Márcia atuou no Hospital Veterinário da USP após ser convidada pelo fundador do pioneiro Serviço de Dermatologia Veterinária em hospital veterinário-escola das Américas Central e do Sul.
A profissional atendeu casos oto-dermatopáticos, treinou alunos e residentes, elaborou trabalhos pioneiros na terapia da demodicidose canina com formamídinicos, nos anos 1980, e desenvolveu técnicas de exame otológico e de lavagem ótica até então não praticados na rotina clínica brasileira.
Em nome da Medicina Veterinária Paulista, o CRMV-SP manifesta as mais sinceras condolências aos amigos e familiares, além de gratidão pelas importantes contribuições à profissão, em especial a Dermatologia e a Clínica Veterinária.