CRMV-SP lança edital de chamamento público para atuação de defensores dativos

Médicos-veterinários, zootecnistas e advogados poderão se inscrever até o dia 03 de julho
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) torna público o edital de chamamento para defensores dativos da autarquia. Podem se inscrever profissionais da Medicina Veterinária, Zootecnia e do Direito que estejam devidamente inscritos e regulares no Regional ou, no caso dos advogados, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Os profissionais selecionados atuarão na prestação de defesa em processos ético-profissionais, quando designados, pelo prazo de dois anos a partir da data de homologação das inscrições. Para participar, é indispensável a concordância integral com os termos da Resolução CRMV-SP nº 2.207/2013 e da Resolução CFMV nº 1.330/2020, que estabelece o Código de Processo Ético-Profissional no âmbito do Sistema CFMV/CRMVs.

As inscrições estarão abertas de 11 de junho a 3 de julho de 2025, exclusivamente pelo site do CRMV-SP. Após solicitar a inscrição, o interessado deverá aguardar um e-mail de confirmação. Em seguida, será feita a conferência dos dados cadastrais e enviado um novo e-mail com o número de protocolo. A inscrição só será considerada concluída após o recebimento desse número.

O que é um defensor dativo?

O defensor dativo é o profissional nomeado para representar, de forma gratuita, um acusado em processo ético-profissional que tenha sido citado via edital* e não oferecido defesa. O Instrutor do processo informará o fato e solicitará ao Presidente do CRMV que seja designado um defensor dativo para elaborar a defesa e prática dos demais atos até o final do processo. Pelo serviço prestado, o defensor receberá do CRMV-SP uma remuneração no valor de 80 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (UFESPs), o que atualmente corresponde a R$ 2.961,60.

O pagamento será efetuado somente após o trânsito em julgado do processo ético-profissional.

A lista com os profissionais habilitados para atuar como Defensores Dativos será divulgada pelo CRMV-SP no site oficial, a partir do dia 20 de julho de 2025.

Relacionadas

Martelo de madeira marrom utilizado comumente em tribunais deitado sobre livros e processos jurídicos.
Alunos e professores posam para a foto durante a Semana Acadêmica da Veterinária na USP.
Imagem ilustrativa de qualidade traz uma mulher vestindo um blazer e braços cruzados está ao fundo, e há um vetor de um formulário com três sinais de visto em caixas de verificação.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br