Acreditação dos cursos de Medicina Veterinária do CFMV é debatida no Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde

Sistema busca melhorar padrões de qualidade da educação com ênfase em cenários de aprendizagem e visando a formação de profissionais capacitados a atender demandas sociais
Texto: Comunicação CFMV (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Comunicação CFMV / CRMV-SP

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) foi o anfitrião, na última quinta-feira (19/04), da 144ª reunião do Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde (FCFAS). “É com grande satisfação que recebemos aqui representantes dos conselhos profissionais da área de saúde. Com união, haverá mais conquistas para as profissões”, enfatiza presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida.

Os debates do Fórum foram abertos com a apresentação do presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV (CNEMV/CFMV), Rafael Gianella Mondadori, que discorreu sobre o sistema de Acreditação dos cursos de Medicina Veterinária do CFMV.

Mondadori explicou que a ideia da acreditação surgiu da necessidade de melhorar os padrões de qualidade da educação com ênfase em cenários de aprendizagem, visando a formação de profissionais mais capacitados para atender as demandas sociais.

“Ela representa o reconhecimento formal da competência de programas de ensino de Medicina Veterinária de uma determinada instituição, para realizar as tarefas de educação, treinamento e avaliação dos estudantes, segundo requisitos de excelência pré-estabelecidos”, afirma o médico-veterinário.

Como funciona

Mondadori esclareceu que o processo é voluntário, periódico, transparente e confidencial. “A instituição sabe sobre os critérios de avaliação, mas ninguém sabe qual instituição se submeteu ao processo”. As avaliações são realizadas in loco, representantes do CFMV se certificam pessoalmente de que os cursos seguem padrões adequados de ensino.

“Os critérios a serem empregados pelo CFMV são específicos para a avaliação e possuem consenso mundial, como da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e de órgãos acreditadores norte-americanos e europeus”, ressalta o médico-veterinário.

Presenças

Participaram do evento representantes dos Conselhos Federal de Biologia, de Educação Física, de Enfermagem, de Fonoaudiologia, de Medicina, de Medicina Veterinária, de Odontologia, de Psicologia e do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia-Conter.

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
A foto mostra um rapaz segurando um cão e ao lados deles está outro rapaz segurando uma agulha.
Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira
Gato de vida livre, em uma calçada