Aliança para trabalhos com foco no uso responsável de antimicrobianos é criada

A iniciativa promoverá conscientização de produtores sobre os impactos do uso indiscriminado, a partir de campanhas e ações de informação e capacitação
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Divulgação Aliança

Formada por 12 entidades da cadeia de proteína animal, a Aliança foi criada como resultado do engajamento em prol do uso responsável de antimicrobianos por produtores brasileiros. O lançamento da iniciativa, que aconteceu, este mês, em São Paulo, contou com a participação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Iniciativa surgiu para alinhar e integrar os trabalhos das entidades, o que se mostrou necessário para que o setor privado atendesse às demandas do Plano de Ação de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos (PAN-BR Agro), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Além fornecer dados sobre o uso desse tipo de substâncias no Brasil – em resposta ao que pede a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e como importante agente de auxílio ao governo brasileiro –, a Aliança promoverá conscientização de produtores sobre os impactos do uso indiscriminado de antimicrobianos e a responsabilidade nessa utilização, a partir de campanhas e ações de informação e capacitação.

Também serão promovidos coleta e inventário do uso de antimicrobianos, vigilância de bactérias resistentes e logística reversa de embalagens. Trata-se de um engajamento fundamental para o combate à resistência microbiana, atualmente, uma preocupação mundial.

Entidades que integram a Aliança:

– Associação Brasileira do Agronegócio (Abag);

– Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS);

– Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec);

– Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan);

– Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac);

– Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações);

– Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA);

– Associação Nacional da Pecuária Intensiva (Assocon);

– Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA);

– Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos);

– Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi); – – Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR).

Na imagem estão dispostas em leque três capas do Guia de Uso Racional de Antimicrobianos para Cães e Gatos
10.05.2022_Dia_Mundial_do_Frango_celebra_um_dos_alimentos_mais_consumidos_pelos_brasileiros_Pixabay
24.02.2022_Dia_do_Agronegócio
Prancheta 1