Após pesticida, pelicano se recupera e deixa lista de ameaçados

O secretário de Interior dos Estados Unidos, Ken Salazar, anunciou que o governo retirou o pelicano-pardo da lista de espécies em perigo de extinção.

A ave foi declarada em risco de desaparecer em 1970, após ser dizimada pelo uso indiscriminado do pesticida DDT. Situação parecida viveram a águia-careca e o falcão-peregrino.

Porém, graças à proibição do pesticida em 1972 e aos esforços dos estados e organizações de proteção de animais, o número de exemplares foi totalmente recuperado.

“No momento em que muitas espécies silvestres estão ameaçadas, nessa ocasião temos a oportunidade de celebrar uma grande história de sucesso. […] O pelicano-pardo está de volta”, afirmou Salazar em Washington.

O Departamento de Interior indicou que no momento há mais de 650 mil exemplares do pelicano-pardo na península da Flórida, no litoral do Pacífico e do Golfo, assim como no Caribe e na América Latina.

Fonte: Folha de São Paulo (acessado em 12/11/09)

Relacionadas

Galinhas em marrons em um sistema de produção avícola com gaiolas e comedouros.
15.05.2025_CAPA_INFORMATIVO_MATÉRIA_1408x786
Cão da raça husky siberiano branco com manchas pretas, dentro de um carro cinza com a cabeça levemente para fora da janela do assento traseiro. Ele está com a língua de fora.
matéria-site

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40