Apta é uma das finalistas em evento internacional de inovação em saúde animal

Agência apresentará produto inédito capaz de substituir os antibióticos na produção de bovinos de corte
Texto: Comunicação Apta (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é uma das seis finalistas na categoria Showcase Regional 2018, da Animal Health Innovation Latin America, uma iniciativa da Kisaco Research.

Entre 29 e 30 de maio, na InterContinental São Paulo, a Apta apresentará seu suplemento alimentar à base de anticorpos para substituir o uso de antibióticos na produção de bovinos de corte. A Agência foi a única instituição de pesquisa selecionada para apresentar seu trabalho e concorrerá com as empresas Handvet, Laboratório Profitus, Soluções Genômicas, Thinkmilk e H4Hoofs Tecnologia da Informação.

O produto que será apresentado pela Apta é a base de anticorpos associados a L-Lisina HCL e tem a mesma função dos antibióticos na produção de bovinos de corte com a diferença de ter efeito específico contra bactérias indesejáveis, ou seja, aquelas que causam de fato prejuízo para saúde e o ganho de peso dos animais.

“Contendo Streptococcus equinus JB-1 associado à L-Lisina, o produto permite reduzir ao máximo a quantidade de fibras da dieta, padronizando a alimentação e mantendo os animais saudáveis no confinamento”, afirma Geraldo Balieiro Neto, pesquisador da Agência.

Segurança alimentar

O novo produto pode ser inserido na ração e possui a mesma funcionalidade dos antibióticos, com a diferença de que os antibióticos inibem o crescimento de bactérias gram-positivas, incluindo microrganismos benéficos aos animais.

“Durante a pesquisa percebemos que o efeito dos antibióticos é superior inicialmente e inferior no terço final do período de confinamento quando comparado ao produto desenvolvido pela Apta. Esse aumento do ganho de peso proporcionado pelo produto natural é um plus, mas o maior atrativo é substituir o antibiótico, que está em vias de controle pelo Mapa. Estamos nos antecipando a um problema e promovendo maior segurança alimentar”, explica Balieiro.

Superbactérias

Estudo encomendado pelo governo britânico, coordenado pelo pesquisador Jim O’Neill, alerta que mais de 10 milhões de pessoas devem morrer, anualmente, infectadas por superbactérias até 2050. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), há consenso sobre a ameaça global de infecções resistentes a antibióticos.

“Pesquisas como essa são importantes para dar segurança ao produtor brasileiro e a toda a cadeia produtiva. A Apta, por meio do estabelecimento dos Núcleos de Inovação Tecnológica e devido ao novo arcabouço jurídico, tem se aproximado do setor de produção, disponibilizando ao mercado produtos e processos inovadores”, afirma Francisco Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

ONU alerta que, em média, antibióticos matam mais de 700 mil pessoas por ano, fato que merece atenção urgente de líderes mundiais

A foto mostra a mesa de abertura do evento, com as autoridades sentadas, incluindo o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.
Médico-veterinário está sentando em frente ao notebook fazendo uma teleconsulta. Na tela, uma tutora sorrindo com o seu cão.
Uma mulher está sentado no chão, com o seu cachorro no colo, em atendimento virtual pelo computador.
31.05.2022_Dia_Mundial_Do_Leite