A primeira rodada de avaliação das pesquisas em aquicultura do projeto Aquabrasil, realizada na manhã de terça-feira (01), na Embrapa Pantanal, indica que os resultados obtidos até o momento vão garantir um avanço para a produção aquícola nacional
O workshop de avaliação do projeto Aquabrasil, intitulado “Bases Tecnológicas para o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura no Brasil”, termina nesta quarta-feira (02), com a apresentação de novas demandas para a pesquisa por parte da iniciativa privada.
A primeira a falar foi a líder do projeto, a pesquisadora da Embrapa Pantanal Emiko Kawakami de Resende. Ela é responsável pela gestão do Aquabrasil e informou que até o momento as pesquisas já receberam um aporte de quase R$ 12 milhões desde 2008, quando as ações começaram.
Esses recursos foram aplicados na estruturação das pesquisas, incluindo a montagem e ampliação de laboratórios e a compra de equipamentos. A capacitação de pesquisadores e de produtores também foi contemplada por visitas técnicas, cursos e eventos de transferência de tecnologias, produção de material de divulgação, entre outras atividades.
Pela manhã, o pesquisador Júlio Queiroz, da Embrapa Meio Ambiente, de Jaguariúna (SP), mostrou os avanços realizados até o momento no projeto componente “Manejo e Gestão Ambiental da Aquicultura”. Essa é uma parte importante do Aquabrasil, pois os pesquisadores conseguiram elaborar um conjunto de Boas Práticas de Manejo para a aquicultura. Houve visitas técnicas à Tailândia, Estados Unidos e Espanha, que permitiram ao Brasil efetivar parcerias internacionais para aprofundar os estudos.
Um dos aspectos importantes do manejo é a definição de indicadores de qualidade da água e sedimentos. Nesse sentido, o projeto desenvolveu o termostato eletrônico que permite medir e regular a temperatura da água com maior precisão. Também está sendo quantificada a presença de estrógeno na água para verificar se há alguma interferência desse hormônio na qualidade da produção do pescado.
A pesquisadora da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) Célia Scorvo disse que sua equipe está avaliando diferentes métodos de abate, inclusive o choque. Ela trabalha há quatro anos com índices zootécnicos e agora avalia os efeitos de diferentes linhagens e da frequência de alimentação no desempenho zootécnico da tilápia criada em tanques rede em um reservatório rural.
O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Marcos Losekann falou sobre biomonitoramento, pesquisa que está sendo desenvolvida no Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina e São Paulo. Os estudos também detectaram os organismos bentônicos mais tolerantes e os mais sensíveis à poluição da água, possibilitando a avaliação das práticas utilizadas na criação piscícola.
Com os recursos do projeto, a Embrapa Meio Ambiente conseguiu estruturar um reservatório para captação de água de chuva que será utilizado em sistemas modulares aquáticos. Essa água vai circular entre aquários e também deve ser utilizada em hidroponia, integrando a aquicultura com outras atividades produtivas.
Outro resultado apresentado no workshop foi o Sistema Informatizado de Gestão Ambiental da Aquicultura (Aquisys). Quando concluído, o acesso será on-line e permitirá que produtores possam utilizar o sistema para a gestão ambiental de suas propriedades. O Aquisys está em fase de checagem de conteúdo, com acesso ainda interno. A previsão de liberação ao público é até agosto deste ano.
Fonte: Portal do Agronegócio (acessado em 02/03/11)