Baixo crescimento da economia pode afetar consumo de proteína animal

Os dados referentes à economia brasileira divulgados pelo Banco Central (BC) reforçam a sensação de estagnação já sentida no mercado consumidor. Pela terceira vez, a autoridade monetária revisou para baixo a previsão de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) para 2014, que, segundo a instituição, vai ficar em 0,2%, mas o mercado já trabalha com o número de 0,13%. As diferenças neste caso são apenas conceituais, já que todas as previsões apontam para um cenário de muito fraco desepenho.

Para 2015, o BC ainda não divulgou uma previsão fechada para o ano, mas acredita em uma aceleração de 0,6% até setembro. Para indústria, de acordo com os dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o crescimento em 2015 pode chegar em 1,0% graças ao desempenho do setor agropecuário, que deve crescer 2,4% no próximo ano, salvando novamente a econômica do país de um fracasso geral. No entanto, a taxa de crescimento do consumo das famílias vai ser de apenas 0,7%, de acordo com a CNI.

As previsões de inflação alta, baixo crescimento econômico em geral e do consumo das famílias em particular, indicam um cenário de menor taxa de crescimento do consumo de proteína animal no mercado interno. Mas como tudo tem um lado positivo, deverão continuar se destacando os setores que conseguem oferecer ao consumidor proteína de qualidade a um custo mais acessível, ou seja, as carnes de frango e suína deverão continuar aumentando sua participação relativa na cesta de consumo das proteínas.

Fonte: Avicultura Industrial.

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40