Black Friday pode impactar negativamente carreira do profissional da Medicina Veterinária

Código de ética estabelece limites para garantir que os serviços não sejam desvalorizados
Texto e Imagem: Comunicação CRMV-SP

A primeira Black Friday no Brasil após início da pandemia e retomada da economia pode ser interpretada como uma grande oportunidade de atrair clientes e recuperar possíveis perdas dos últimos dois anos. No entanto, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), alerta para os danos que a infração ao código de ética profissional pode provocar na imagem dos profissionais.

Por meio da Resolução CFMV nº 1.138/2016, as normas que regulamentam a atividade profissional na Medicina Veterinária não permitem que sejam veiculados em meios de comunicação de massa, como rádio, TV, jornais, revistas e internet, qualquer anúncio com precificação, descontos ou gratuidades relacionados ao atendimento feito por médicos-veterinários, como explica a tesoureira e presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP, Rosemary Viola Bosch.

Para a médica-veterinária, é preciso estimular o empreendedorismo construído sob o alicerce sólido dos valores éticos, essenciais para a conquista do sucesso profissional. “É um desafio a ser superado ainda na graduação. Abordar o tema de maneira humanística é uma chance de fortalecer a profissão, evitar equívocos e suprir deficiências quanto à falta de conhecimento da legislação.”

Lembrando que o mercado recebe quase quatro mil profissionais por ano, a presidente da Comissão de RT do CRMV-SP faz um alerta sobre a necessidade de reflexão constante do cenário atual que une os avanços conquistados pela categoria e o consequente aumento da demanda por atendimento. “Esta realidade exige um perfil de atuação responsável com valorização do conhecimento técnico e sem a criação de um embate entre profissionais por meio de condutas desleais. A dignidade da profissão está relacionada ao legado deixado à sociedade, finaliza Rosemary.

Fiscalização

A assessora técnica médica-veterinária do CRMV-SP, Anne Pierre Helzel, revela que o período de promoções como a Black Friday movimenta o setor de denúncias e fiscalização no Regional, no entanto, os casos relacionados ao descumprimento das regras publicitárias na Medicina Veterinária são analisados durante todo o ano.

Como exemplo de infrações mais comuns, Anne destaca que “muitos profissionais oferecem descontos em consultas e vacinas”, e lembra também que os casos em que “médicos-veterinários criam pacotes de serviços clínicos e até mesmo condicionam os cuidados profissionais ao faturamento da comercialização de produtos, serviços do petshop ou banho e tosa” contrariam gravemente o Código de Ética e regulamentações que normatizam as práticas publicitárias.

Saiba Mais:

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
A imagem mostra o corpo de uma pessoa de jaleco branco segurando um tablet. No tablet está a capa do Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório. Na capa do Manual consta o título Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório, assim como o ano de 2024 e a imagem de um homem segurando tubos de ensaio e fazendo pesquisas. Ele está sentado em uma cadeira e os tubos de ensaio estão em cima de uma mesa.
Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira
24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA