De meros bichos de estimação, os animais foram alçados ao posto de filhos dos donos. E muitos pais zelosos não medem esforços para melhorar a saúde e a estética dos filhotes. Vale de cirurgia para deixar o cão com aparência mais jovial até tratamento com botox.
“Atendemos um cão que tem distonia facial (que pisca cronicamente) e o tratamento indicado é aplicar botox na região próxima ao olho. Nos Estados Unidos, esse procedimento já é comum” explica o veterinário Jorge Pereira.
Um pedido corriqueiro é o de levantar a pálpebra de cachorros, como os da raça basset hound.
“Os donos alegam que os animais estão com cara de triste e pedem para deixá-los mais alegres. O bicho vai de velho a novo em meia hora” comenta Jorge.
Apesar do objetivo estético, tal mudança traz benefícios também para a saúde do animal. A pálpebra caída dificulta a lubrificação dos olhos, o que provoca irritação e inflamações oculares.
Na área dermatológica, os bichos já entraram até na era da cirurgia a laser. Pequenas correções, como retirar uma verruga, são feitas sem precisar tocar nos animais. Tantos avanços já até deixam o veterinário saudosista.
“Quando comecei a trabalhar, há 28 anos, precisava convencer o cliente a pedir um hemograma para o bicho. Hoje, o dono já me cobra o pedido de tomografia”.
Fonte: Extra Online