Brasil espera habilitação de 26 plantas para exportar frango para o México

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou, na sexta-feira (1º/8), ter a expectativa de habilitação de 26 plantas para a exportação de carne de frango para o México. A possibilidade foi aberta depois de missão do governo brasileiro ao país. A visita às autoridades mexicanas foi feita entre os dias 27 e 29 de julho e, nos próximos dias, deve ser definida uma data para receber autoridades do México.

“Ano passado, nós fomos lá e conseguimos habilitar cinco plantas. Esse ano, as exportações estão em um ritmo importante. Já exportamos cinco mil toneladas de carnes de aves e temos a expectativa de fechar o ano em torno de 20 mil toneladas, se mantivermos as cinco plantas”, afirmou o secretário de Relações Internacionais do Ministério, Marcelo Junqueira, em nota divulgada pela pasta.

Ainda segundo o Ministério da Agricultura, o México demonstrou também interesse na importação da carne de peru do Brasil. O volume negociado seria de 100 mil toneladas. As autoridades brasileiras solicitaram a ampliação do número de plantas autorizadas a exportar ovos férteis. “Hoje, apenas uma empresa no Brasil exporta o produto ao México, mas a expectativa é de credenciar mais quatro”, informa a nota.

Outro assunto discutido foi a abertura de mercado para a carne suína que, mesmo com o estado de Santa Catarina livre de febre aftosa sem vacinação, está fechado. “Nós colocamos que países com alto rigor sanitário reconheceram Santa Catarina como estado habilitado para exportar. Então, os mexicanos se prontificaram a fazer uma nova análise de risco”, comentou o secretário.

Por outro lado, o México pediu que o processo para a importação de feijão preto pelo Brasil seja acelerado.

Fonte: Avicultura Industrial.

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40