Brasil inicia operação conjunta para erradicar aftosa na Venezuela

Vacina foi aplicada no rebanho de comunidade indígena venezuelana, na região de fronteira com o estado de Roraima
Texto: Comunicação CRMV-SP (com informações do Mapa)
Foto: Adobe Stock

O Brasil iniciou, na última sexta-feira (9/11), a operação conjunta para erradicar a febre aftosa na Venezuela, único país das Américas que ainda não é reconhecido livre da doença, em todo o seu território, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A ação ocorreu na comunidade indígena de Acurimã, município de Gran Sabana. O rebanho era formado por 18 cabeças.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a operação conjunta na Venezuela interessa a toda a América do Sul, em especial ao Brasil. Ou seja, é uma questão humanitária e também uma estratégia de segurança.

A Colômbia é outro país da Região Andina em luta contra a aftosa. O status colombiano de zona livre da doença foi alterado pela OIE, em 17 de setembro de 2018, após as confirmações oficiais de focos no interior do País e na fronteira oeste com a Venezuela.

A atuação conjunta está prevista na Resolução n° 1 da Comissão Sul Americana da Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa), de abril de 2018, que reconheceu “a necessidade premente dos 13 países membros apoiarem a Venezuela”, sob a coordenação do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa).

Ameaça

Segundo dados da Cosalfa-OIE de 2017, o plano de erradicação na Venezuela prevê três vacinações anuais para imunização do rebanho, estimado em 15 milhões e 450 mil cabeças: duas vacinações de todos os animais, de mamando a caducando, e uma vacinação somente de animais jovens.

Todo o Brasil foi reconhecido livre com vacinação pela OIE em maio de 2018. A exceção é Santa Catarina, livre de aftosa sem vacinação desde 2007. Atualmente, as principais ameaças à saúde do rebanho bovino brasileiro – o maior do mundo, com 219 milhões de cabeças – estão ao sul da Venezuela, na fronteira seca da Região Norte do Brasil, em Roraima, no município de Pacaraima.

Zona de proteção

Quando o Brasil encaminhou à OIE, em setembro de 2017, o pleito de reconhecimento de livre de febre aftosa com vacinação, apresentou a proposta de criação da zona de proteção em Pacaraima. Em 8 de outubro de 2018, a Instrução Normativa 52 do Mapa instituiu a zona de proteção na área de 180 quilômetros quadrados.

Ao longo da linha de fronteira de 33 quilômetros, Pacaraima faz divisa com Gran Sabana, o maior município de Bolívar, que é o maior estado da Venezuela: 240.528 quilômetros quadrados, 26% da área total do País.

Agulha oficial

A vacinação de todos os bovinos em Pacaraima é feita pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO), na ação chamada de agulha oficial. Nessa área, o SVO é representado pelos veterinários e auxiliares de campo da Superintendência Federal de Agricultura de Roraima (SFA-Roraima) e da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR).

Os animais são identificados individualmente com brincos numerados e os embarques acompanhados pelo SVO em caminhões lacrados. O Ministério prevê um longo período de existência da zona de proteção que será mantida enquanto Venezuela e Colômbia avançam na erradicação e controle da doença. A estimativa para alteração significativa do cenário epidemiológico na Região Andina é de dois a quatro anos.

cattle-930824_1280
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
A foto mostra a mesa de abertura do evento, com as autoridades sentadas, incluindo o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.
Na imagem aparece uma carteira de vacinação com carimbo de uma técnica veterinária. O atesto em carteiras de vacinação é privativo de médicos-veterinários.