CRMV-SP participa de cerimônia de lançamento do Programa Estadual de Bem-Estar Animal

Plano de ações inclui um novo modelo de identificação em substituição à marcação a ferro em bovinos vacinados
Texto: Comunicação CRMV-SP, com informações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) / Foto: Divulgação/SAA

Na última quarta-feira (28/02), o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Odemilson Donizete Mossero, participou da cerimônia de criação do Programa Estadual de Bem-Estar Animal, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. O plano de ações inclui um novo modelo de identificação alternativo à marcação a ferro em bezerras de três a oito meses de idade vacinadas contra brucelose.

As recomendações de procedimentos básicos de bem-estar para eventos de concentração de animais e a atualização de diretrizes do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal no Estado de São Paulo visam estimular a produtividade e a qualidade do manejo, além de aumentar a segurança do trabalhador rural e do médico-veterinário. “Bem-estar animal é uma demanda da sociedade e amplia o mercado de trabalho para médicos-veterinários e zootecnistas. É muito importante que este tema seja trazido para as ações da Defesa Agropecuária do Estado”, disse Mossero.

Durante o evento, o secretário de Agricultura, Guilherme Piai, destacou que o “bem-estar animal significa segurança jurídica, garantindo um documento que comprova boas práticas, valorizando a pecuária paulista e abrindo novos mercados internacionais, cada vez mais restritivos”.

Para o coordenador da Defesa Agropecuária (CDA), Luiz Henrique Barrochelo, o anúncio é uma importante realização no âmbito da defesa, sanidade e segurança. “Essa é mais uma ação que demonstra compromisso e confiança no produtor. Já alcançamos recordes contra a febre aftosa, com 100% do rebanho vacinado, e 99,8% contra a brucelose”, apontou Barrochelo.

O zootecnista Mateus José Rodrigues Paranhos Costa, professor no Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (Unesp), laureado pelo CRMV-SP na área de bem-estar animal, foi um dos homenageados do evento por suas contribuições com o projeto. Para ele, o novo modelo representa uma mudança de paradigmas: “A mudança de comportamento é sempre difícil, mas a cadeia produtiva não pode ficar vulnerável a isso”, afirmou Paranhos.

O evento também contou com a presença do secretário-executivo de Agricultura e Abastecimento, Edson Fernandes; do secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto; e dos deputados estaduais Lucas Bove e Danilo Balas.

Sisp Artesanal

Durante a cerimônia, também foram anunciados avanços no Serviço de Inspeção (SISP) de produtos artesanais no Estado. Foram oficializados 70 registros de estabelecimentos, 35 apenas no último ano, consolidando São Paulo como o segundo estado com o maior número de estabelecimentos artesanais registrados, com expectativa de assumir a primeira posição em alguns meses. “Vamos expandir o Sisp Artesanal para outros produtos além do queijo paulista, aumentando a eficiência frente a demanda de produtos de origem vegetal, como bebidas, azeites, compotas e doces”, destacou Luiz Henrique Barrochelo, médico-veterinário e coordenador da CDA.

No auditório, a idealizador do GAM fala, durante sessão, na sede do CRMV-SP.
01.04.2024_CANAL_Whatsapp_post_1__MATÉRIA
cattle-930824_1280
23.02.2024_Arte_para_divulgacao_do_calendario_de_palestras_orientativas_fevereiro_TWITTER