As entidades do segmento de saúde animal que apóiam a Campanha Antipirataria de Produtos Veterinários criaram um site para receberem denúncias de produtos ilegais. O objetivo principal é facilitar a investigação dos itens piratas. As denúncias são anônimas e serão encaminhadas às autoridades que fiscalizam o setor.
“O site de denúncia é uma das ações previstas para a campanha. Todos ganham porque o denunciante terá a sua privacidade preservada. E, ao mesmo tempo em que a campanha visa à conscientização, com o site teremos uma maneira eficiente de descobrir os produtos ilegais e a sua origem”, afirma Emilio Salani, vice-presidente executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan).
Em nota, as entidades avaliam que “os produtos ilegais significam prejuízos para a saúde animal, humana, para o produtor em geral e para a indústria veterinária”. De alcance nacional, a campanha busca reduzir a comercialização de produtos irregulares, que atualmente, segundo dados divulgados pelas entidades, já representam cerca de 15% do segmento, aproximadamente R$ 600 milhões anualmente.
No site, em breve também será possível consultar o Compêndio de Produtos Veterinários. “O Compêndio é a uma forma segura de verificar se o produto veterinário tem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que garante uma aplicação segura e eficaz nos animais”, explica Salani.
Fonte: Globo Rural