Caravana Siga Bem 2014 terá campanha contra o tráfico de animais

Reconhecida por ter incorporado, desde 2007, ações de conscientização nas estradas para o enfrentamento à violência contra a mulher e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Caravana Siga Bem 2014 vai apoiar mais uma causa: o combate ao tráfico de animais selvagens. A primeira cidade a receber a ação será Marília, nos dias 22 e 23 de setembro, seguida de Presidente Prudente, 25 e 26, e Presidente Epitácio, 29 e 30.

Ações serão desenvolvidas nas paradas no Estado de São Paulo para conscientizar o caminhoneiro sobre a questão do tráfico de animais selvagens, atualmente a terceira maior atividade ilícita do mundo.

Em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP), responsável por organizar regionalmente a Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens do Sistema CFMV/CRMVs, serão realizadas palestras com médicos veterinários que atuam com animais selvagens/silvestres e enfrentam diariamente a realidade do tráfico, sempre às 18h.

Além disso, serão feitas intervenções durante a tarde com crianças de projetos sociais. Serão distribuídas cartilhas educativas e folders da campanha.

As rodovias federais ainda são as mais utilizadas pelo tráfico de animais selvagens. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Fernão Dias, a Presidente Dutra e a Regis Bittencourt são consideradas os grandes canais de escoamento.

Oriundos das regiões Norte e Nordeste, os animais traficados têm como principal destino os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, de acordo com o levantamento feito pelo IBAMA. Por isso, os caminhoneiros podem ser importantes agentes no combate a esse crime, seja como denunciante do transporte ou da venda irregular desses animais pelas estradas do País.

“A campanha visa conscientizar e educar sobre o tráfico de animais selvagens. Com a informação de que isso se caracteriza como um crime e traz riscos legais à saúde, podemos engajá-los como aliados nessa luta. Esse tema é muito sério se refletirmos sobre o fato de que o tráfico de animais só perde em arrecadação para o tráfico de armas e de drogas”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Francisco Cavalcanti de Almeida.

Números do tráfico

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, apreendeu 24 mil animais em ações de fiscalização no País contra o tráfico de animais em 2013. Entretanto, os dados podem ser ainda mais alarmantes quando regionalizados. Segundo dados da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, no mesmo ano foram apreendidos 28.097 espécimes da fauna silvestre. No primeiro semestre desse ano, já foram quase 14 mil.

Sobre a Campanha

A Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens foi lançada em 2013 pelos Conselhos Federal e Regionais de Medina Veterinária (CFMV/CRMVs) com o intuito de informar a população sobre o tema e incentivar a denúncia. A campanha conta com a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens (Renctas), a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), a Fundação Parque Zoológico de São Paulo, a Secretaria de Verde e Meio Ambiente de São Paulo e a Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos como parceiros.

Relacionadas

mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista
Imagem de aleksandarlittlewolf no Freepik
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40