Castração, chipagem, educação da população e licitação de clínicas da região são medidas recomendadas de atenção aos animais em projetos municipais

Projeto “Cidade amiga dos animais” é um dos exemplos que atendem aos critérios
Texto: Comunicação CRMV-SP

Entre as medidas recomendadas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) para cuidados com os animais estão a castração e chipagem, abertura de processo licitatório para cadastro de clínicas e hospitais veterinários que têm interesse em prestar o serviço, além da educação da população.

Os animais devem integrar um cadastro único que, por enquanto, ainda é iniciativa de algumas prefeituras. Nesse contexto, o médico-veterinário ocupa papel de destaque.

Um exemplo de lugar em que esse trabalho é realizado é a cidade de Campos Novos Paulista. Na localidade, começou a ser implantado o projeto “Cidade Amiga dos Animais”, que tem o médico-veterinário Heitor de Almeida Waiss, como criador e coordenador principal das atividades, junto com a médica-veterinária Andreza Gonçalves.

“Começamos com animais errantes e a população mais carente, com a finalidade de promover o bem-estar e evitar a procriação desenfreada”, conta Waiss. O objetivo é castrar e chipar todos os animais, a fim de ter um mapeamento e controle, possibilitando identificar animais na rua, promover o controle de zoonoses e até a punição de casos de abandono.

O projeto

No caso da cidade de Campos Novos Paulista, a proposta foi apresentada pelo médico-veterinário à prefeitura, que decidiu implementá-lo. “O projeto de castração de animais favorece o controle populacional de cães e gatos no município, evita o abandono e, especialmente, garante a saúde e qualidade de vida dos nossos animais domésticos”, declara o prefeito do município, Flávio Fermino Euflauzino.

Foi realizada licitação e venceram três clínicas veterinárias que apresentaram menor valor. Há a parceria da assistência social do município, para recolher animais da rua e para selecionar tutores que se cadastram para a castração de seus cães e gatos. “Também é feito trabalho para divulgação dos animais de rua, para que sejam adotados”, relata Waiss.

O idealizador conta que já iniciou também as ações de educação, com apresentações em escolas infantis que mostram a importância de cuidar dos animais e não abandoná-los. Segundo ele, o trabalho tem sido bem recebido pelas crianças.

“Ações como essa mostram importância e o engrandecimento da profissão, trazendo um olhar empreendedor e de cunho social para quem realmente precisa, e também para esses animais, em termos de bem-estar, cuidado, e respeito. Precisamos divulgar para que isso possa chegar a outros municípios e contemplar não só a sociedade, mas aqueles que tanto precisam de nós, que são os animais”, declara o vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso.

A imagem mostra quatro pessoas juntando as mãos, representando a união, em torno de uma mesa retangular de madeira.
No auditório, a idealizador do GAM fala, durante sessão, na sede do CRMV-SP.
Gato de vida livre, em uma calçada
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento