CFMV solicita esclarecimentos do CRMV-SC e CRMV-DF sobre Operação Trapaça

Caso irregularidades sejam confirmadas, os profissionais envolvidos podem sofrer processo ético-profissional
Texto: Comunicação CFMV (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Comunicação CRMV-SP

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) solicitou aos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária do Estado de Santa Catarina (CRMV-SC) e do Distrito Federal (CRMV-DF) que adotem providências para esclarecimento do suposto envolvimento de médicos-veterinários em irregularidades apontadas durante investigações da Polícia Federal, na Operação Trapaça.

Caso as irregularidades sejam confirmadas, os profissionais podem sofrer processo ético-profissional nos conselhos regionais em que estão inscritos.

O CFMV segue acompanhando o desenrolar da terceira fase da Operação Carne Fraca, relacionada a possíveis fraudes na emissão de laudos de análises laboratoriais sobre a presença de bactérias da variedade Salmonella spp. em estabelecimentos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Esses laudos são fundamentais para certificação sanitária junto ao Serviço de Inspeção Federal (SIF). Caso existam fraudes nos laudos laboratoriais, o CFMV defende que os responsáveis sejam, exemplarmente, punidos.

Apoiamos as investigações conduzidas pela Polícia Federal, na certeza da apuração dos fatos e punição aos possíveis infratores. São fatos pontuais e que não podem colocar em risco a posição do Brasil como maior exportador de proteína animal do planeta.

Ao mesmo tempo, ressaltamos à população que os produtos de origem animal, consumidos em nosso País, são fiscalizados por médicos-veterinários que integram os serviços de inspeção. O trabalho sério desses profissionais garante que a indústria de proteína animal produza alimentos com qualidade higiênico-sanitária, isentos de qualquer agente patógeno, para consumo pela população brasileira.

Relacionadas

Card-twitter-2---Célia-SP
06.05_Premios_CFMV_MATERIA
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
A foto mostra um rapaz segurando um cão e ao lados deles está outro rapaz segurando uma agulha.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40