China proíbe comercialização de aves vivas para conter gripe aviária

A comercialização de aves vivas no leste da China foi proibida em razão do aumento do número de casos de contaminação pelo vírus da gripe aviária. O objetivo é evitar que mais pessoas sejam infectadas, principalmente neste período que precede as festividades de Ano Novo chinês, quando mais pessoas viajam pelo país. Só em janeiro, foram 20 mortes e 96 contaminações pelo H7N9, de acordo com a agência oficial de notícias, a Xinhua. As vítimas eram de Xangai e das províncias de Zhejiang e Guangdong.

O governo chinês prevê que o total de viagens chegue a 3,6 bilhões neste mês. As festividades começaram, oficialmente, no dia 31/1. De acordo com o jornal Zhejiang Daily, a venda de aves vivas também será proibida em algumas cidades da costa de Zhejiang a partir do dia 15 de fevereiro. Por lá, foram registradas 49 infecções e 12 mortes. Em julho, os mercados de aves serão fechados.

Na segunda-feira (27), Hong Kong já havia suspenso a importação de aves vivas da China por um período de três semanas. Além disso, informou que daria início ao abate de 20 mil frangos para conter a disseminação da gripe aviária. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda não há evidências de que o vírus seja transmitido entre humanos. Mas a entidade recomendou que os casos na China sejam monitorados de perto neste período que antecede o Ano Novo.

Fonte: Globo Rural.

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40