Ciclo de palestras do CRMV-SP aborda atualidades nas afecções neurológicas em equinos

Idealizados pela Comissão Técnica de Equideocultura do Regional, eventos ocorrem em abril e maio. Próximo encontro abordará incoordenação com sede na coluna vertebral e raiva equina
Texto: Comunicação CRMV-SP/ Foto: Shoeb Khan (Pexels)
Na imagem em preto e branco, aparece a janela de baia de um haras com um cavalo de orelhas em pé e a cabela com uma mancha branca acima da narina.
Crédito: Shoeb Khan (Pexels)

O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SP), por meio de sua Comissão Técnica de Equideocultura, realiza uma série de palestras, em formato digital, abordando as principais atualidades nas afecções neurológicas em equinocultura. O ciclo, que foi iniciado no dia 20/04, segue até maio. O próximo encontro está programado para quinta-feira (27/04), às 19h, e terá como temas “Incoordenação com sede na coluna vertebral” e “Raiva equina”.

O presidente da Comissão, Otávio Diniz, explica que a iniciativa de se realizar o ciclo de palestras visa disponibilizar informações atualizadas aos profissionais médicos-veterinários sobre doenças neurológicas, em especial das principais zoonoses que acometem equinos. “A maior parte dessas afecções possui sintomatologia semelhante e a intenção é subsidiar os colegas do setor para um diagnóstico diferencial, com foco, sempre que possível, na recuperação do animal. As doenças neurológicas ainda são pouco exploradas e há muitas dúvidas e dificuldade no diagnóstico final.”

O segundo encontro terá como ministrantes os médicos-veterinários Luis Alberto da Silva Vasconcellos, mestre em Clínica Médica e criador da disciplina de Medicina Equina Esportiva na Unifeob; e Silvio Arruda Vasconcellos, doutor em Ciências Biológicas (Microbiologia), professor titular aposentado da Universidade de São Paulo, conselheiro do CRMV-SP e representante do Regional no Comitê Estadual de Vigilância e Controle da Raiva no Estado de São Paulo.

“Vendo a dificuldade que os profissionais de medicina equina têm em elaborar diagnóstico neurológico, sugeri junto ao CRMV-SP, uma parceria com o intuito de tentar mudar esse panorama. Uma simples palestra tornou-se numa grande iniciativa para a medicina equina, com profissionais de diferentes universidades e áreas”, afirma Silva Vasconcellos, autor de três livros sobre o cuidado com equinos (“Problemas neurológicos na clínica equina”, “Doenças respiratórias nos equinos e seus métodos de diagnóstico por imagem” e “Neurologia e Neurocirurgia equina: princípios gerais”).

Um dos diagnósticos diferenciais importantes é a raiva equina e o professor Silvio de Arruda Vasconcellos irá abordar a situação atual da doença no Estado de São Paulo, os fatores que propiciam a sua ocorrência, as medas adotadas para prevenção e controle, bem como prevenção do risco ocupacional. “Há uma ocorrência da doença nos níveis esperados em áreas com condições ambientais favoráveis que exigem medidas de controle permanentes. A participação do CRMV-SP na complementação da formação e atualização dos profissionais é uma atividade de fundamental importância. Esta é uma excelente iniciativa”, ressalta.

Evolução da área e das técnicas diagnósticas

Luis Alberto da Silva Vasconcellos destaca a importância do ciclo de palestra, uma vez que há anos o assunto não é desenvolvido na sua totalidade, seja em congressos ou eventos regionais. Em sua palestra o pesquisador pretende abordar a evolução que a Neurologia e a Neurocirurgia tiveram nos últimos 30 anos.

Silva Vasconcellos, que iniciou na área após o insucesso no atendimento de um primeiro caso neurológico, desenvolveu uma metodologia diagnóstica publicada em seu livro; acompanhou o desenvolvimento de novos recursos, como a ressonância magnética, a tomografia computadorizada e a radiologia robótica; publicou uma técnica cirúrgica em coluna vertebral cervical de equinos, quando até então só havia uma do ano de 1979; e desenvolveu órtese para ser usada na fixação de vértebras cervicais, atualmente produzidas no Brasil.

“Espero que com esse evento produzido pelo CRMV-SP e com todos os participantes possamos atualizar os médicos-veterinários de equinos, quebrando dogmas e conceitos, e mostrando o quanto essa especialidade evoluiu, seus diagnósticos, recursos terapêuticos e cirúrgicos, e, ainda, o uso da Medicina Veterinária alternativa ou não alopática, que tem trazido resultados fantásticos”, pondera o profissional, que teve experiência e lecionou nos Estados Unidos e Europa.

Novas pesquisas e atualização

Atualmente em dois projetos de pesquisa, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (RS) e com a Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp-Jaboticabal/SP), sobre a má formação de vértebras cervicais em equinos de diferentes raças, Silva Vasconcellos acredita que a iniciativa do CRMV-SP fará com que os profissionais revisitem, por exemplo, problemas como a claudicação.

De acordo com o pesquisador, cerca de 40% desses casos podem ter origem neurológica, e de 4 a 6 cavalos em cada 10 podem ter malformações cervicais subdiagnosticadas. “Fora a importância de se dizer que todas as encefalites equinas (de origem infecciosa) são zoonoses. Esperamos com essa iniciativa seja uma semente para outros eventos como esse. Parabéns ao CRMV-SP e a todos os evolvidos.”

Confira a programação do ciclo de palestras “Atualidades nas Afecções Neurológicas em Equinocultura” e inscreva-se:

20/04

– Intoxicações alimentares causadoras de doenças neurológicas em equinos

Ministrante: José Corrêa de Lacerda Neto (FCAV-Unesp)

– Encefalites virais em equinos

Ministrante: Enio Mori (Instituo Pasteur)

* Em breve o vídeo desta palestra estará disponível em nossa plataforma e nosso canal do Youtube.

27/04

– Incoordenação com sede na coluna vertebral

Ministrante: Luis Alberto da Silva Vasconcellos (Centro de Medicina Equina Integrado)

– Raiva Equina

Ministrante: Silvio Arruda Vasconcellos (FMVZ-USP e CRMV-SP)

Inscrições: https://crmvsp.gov.br/events/atualidades-nas-afeccoes-neurologicas-em-equinocultura-palestra-dia-27-04/

04/05

– Vacinação: seu papel no controle e prevenção das doenças neurológicas

Ministrante: Karla Dantas Madeira da Costa (Univittá Saúde Animal)

– Vacinas e encefalites virais equinas: A visão do laboratório

Ministrante: Luis Eduardo dos Santos Ferraz (Dechra Brasil)

Inscrições: https://crmvsp.gov.br/events/atualidades-nas-afeccoes-neurologicas-em-equinocultura-palestra-dia-04-05/

11/05

– Alterações neurológicas causadas por lesões ortopédicas na coluna e pelve

Ministrante: Brunna Patrícia Almeida da Fonseca (Axial Vet)

– Tétano em equinos

Ministrante: Mirian Rodrigues (Unoeste)

Inscrições: https://crmvsp.gov.br/events/atualidades-nas-afeccoes-neurologicas-em-equinocultura-palestra-dia-11-05/

18/05

– Afecções dos nervos periféricos de equinos

Ministrante: Carla Bargi Belli (FMVZ/USP)

– Diagnóstico laboratorial diferencial das principais enfermidades neurológicas que acometem os equinos

Ministrante: Enio Mori (Instituto Pasteur)

Inscrições: https://crmvsp.gov.br/events/atualidades-nas-afeccoes-neurologicas-em-equinocultura-palestra-dia-18-05/

Relacionadas

A foto mostra uma mão segurando um livro. Na capa do livro está escrito Guia Prático do Associativismo: Como regularizar uma associação? Há três pessoas segurando peças de quebra-cabeça e o logotipo do CRMV-SP.
Pessoas, entre mulheres e homens, lado a lado, posam para a foto em auditório, após evento.
CRMV-SP_Escuta_Jau (158)
Simba (1)_editado_REDUZIDO

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40