Ciclo de palestras sobre zoonoses reúne profissionais da Medicina Veterinária e da Medicina

Eventos organizados pelo CRMV-SP e apoiados pelo Cremesp abordam doenças como a raiva e a febre maculosa
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), por meio de sua Comissão Técnica de Médicos-veterinários de Animais Selvagens, realizará palestras em formato digital, sobre temáticas relacionadas a zoonoses, abordadas simultaneamente por profissionais da área da saúde veterinária e humana, dentro do contexto de Saúde Única. O evento conta com o apoio do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).

As palestras ocorrerão nos dias 21/09 e 27/10, a partir das 19h, e terão como foco discussões sobre a raiva e a febre maculosa, ambas as doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas. A participação é gratuita e destinada a profissionais e estudantes da área da Saúde.

“O médico-veterinário também tem papel fundamental no controle das zoonoses e tem muito a colaborar participando de equipes multidisciplinares. Este será um importante evento que contará com a participação conjunta de profissionais da Medicina Veterinária e da Medicina, e possibilitará a difusão de conhecimento e o esclarecimento de dúvidas relacionadas à saúde pública”, diz o presidente do Regional, Odemilson Donizete Mossero.

Os eventos foram estruturados tendo como base o conceito de Saúde Única, o qual sugere a indissociabilidade da saúde humana, animal e ambiental. Esta abordagem enfatiza que a saúde pública depende de ações integradas envolvendo os três pilares e promovendo o equilíbrio entre os mesmos.

Raiva e o ciclo silvestre

A raiva é uma das doenças transmissíveis mais importantes no mundo, devido ao elevado impacto na saúde pública. Canídeos silvestres, saguis, morcegos hematófagos e não hematófagos estão entre os potenciais transmissores da doença para animais domésticos e humanos. Assim, a reintrodução da raiva no ambiente urbano a partir do ciclo silvestre é uma preocupação. 

“Quando se fala em raiva, a colaboração multiprofissional é fundamental para que haja uma conduta única a ser adotada e se alcancem os objetivos esperados. Durante o evento, vamos falar sobre as mudanças no perfil epidemiológico da raiva no Brasil e a importância do ciclo silvestre”, afirma a médica-veterinária Jane Megid, docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Botucatu), uma das palestrantes do ciclo. 

Ao seu lado no evento estará o médico Wagner Augusto da Costa, do Instituto Pasteur, que falará sobre a população de risco e dos protocolos que devem ser adotados pré e pós-exposição à doença. “O foco será tratar de proteção por meio de vacinas e da sorologia de profissionais e também de estudantes, uma vez que a profilaxia deve ser iniciada antes da exposição a riscos”, conta.

Febre maculosa em foco

A febre maculosa é causada por uma bactéria, transmitida pela picada do carrapato. Os profissionais que atuam na área de clínica de animais selvagens estão mais suscetíveis a doença.  “O evento abordará informações específicas sobre a zoonose aos profissionais e trará um enfoque que raramente é divulgado neste formato, por isso a importância do ciclo para a saúde pública”, ressalta a médica-veterinária Fernanda Passos Nunes, membro da Comissão Técnica de Médicos-veterinários de Animais Selvagens do CRMV-SP, e palestrante do evento.

Os participantes receberão informações sobre legislação específica para manejo autorizado de capivaras em áreas endêmicas e métodos de controle da prática em campo. O médico Rodrigo Angerami, docente da Universidade de Campinas (Unicamp), compartilhará sua experiência nos atendimentos de pacientes diagnosticados com febre maculosa, tratamento precoce, métodos de diagnóstico e prevenção em humanos.

Relacionadas

imagem de seis pessoas posadas para foto, no evento Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde na Perspectiva da Uma Só Saúde
Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.
imagem de uma mulher olhando o computador
Mulher usando jaleco branco e mascara n95 e óculos de proteção em laboratório.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br