CNA apresenta sistema de rastreabilidade da carne, na OIE, em Paris

O Agri Trace é uma ferramenta desenvolvida para realizar a gestão de protocolos de rastreabilidade
Texto: Estadão Conteúdo/Globo Rural (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Pixabay

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai lançar, em Paris, durante a 86ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), um sistema de rastreabilidade da carne.

A entidade afirma que o Agricultural Traceability System CNA Brasil (Agri Trace) é uma ferramenta desenvolvida pela CNA para realizar a gestão de protocolos de rastreabilidade de adesão voluntária da cadeia produtiva da carne bovina.

“O sistema utiliza dados oficiais de cadastro de propriedades rurais e controle de trânsito de animais, permitindo a elaboração de protocolos privados, para atendimento de requisitos específicos de mercados importadores”, de acordo com a nota.

Exigência específica

O coordenador dos Protocolos de Rastreabilidade de Adesão Voluntária do Instituto CNA, Paulo Costa, explica que se um mercado comprador, onde o Brasil já possui Certificado Sanitário Internacional (CSI), fizer algum tipo de exigência específica em relação à qualidade da carne, ele vai apresentar os requisitos à CNA.

“Assim que o país nos mandar as exigências, nós incluímos no sistema de rastreabilidade e colocamos à disposição dos produtores e dos frigoríficos. Aqueles que se interessarem, podem se comprometer a atender as demandas”, explica Costa.

cattle-930824_1280
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
Três fotos que mostram os encontros do CRMV-SP/ CFMV e os deputados. citados na matéria.
Na imagem aparece um homem com cabelos negros na altura do pescoço, de óculos, camisa xadrez e colete verde militar com o brasão da república e os dizeres