O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) realizou visitas a quatro faculdades de Medicina Veterinária nas cidades de Descalvado, São Carlos, Jundiaí e São Paulo. Os encontros encerram projeto de aproximação com as instituições educacionais, com o objetivo de promover a melhoria do ensino e o fortalecimento das profissões. Ao todo, integrantes da Comissão Técnica de Educação e da Diretoria Executiva do CRMV-SP compareceram a 52 instituições de ensino superior, públicas e privadas.
Nos últimos dias foram visitadas a Universidade Brasil, campus Descalvado, no dia 06 de junho; o Centro Universitário Central Paulista (Unicep), campus São Carlos, no dia 07 de junho; o Centro Universitário UniAnchieta, em Jundiaí, no dia 12 de junho; e a Universidade Santo Amaro (Unisa), campus Interlagos, no dia 13 de junho.
Estavam presentes, na primeira visita, o vice-presidente do CRMV-SP, que também é o presidente da Comissão Técnica de Educação do Regional, Fábio Manhoso, e o secretário-geral da autarquia, Fernando Gomes Buchala. Na segunda visita, além do vice-presidente e do secretário-geral, estava também o presidente da Comissão Técnica de Nutrição Animal da autarquia, Yves Miceli. Na terceira visita, compareceu apenas o presidente da Comissão Técnica de Educação do CRMV-SP. Por fim, na quarta visita, ele esteve acompanhado da integrante da mesma Comissão, Helenice Spinosa.
A busca pela aproximação com as instituições de ensino e pela qualidade da educação é uma das marcas da atual gestão que, por meio da Comissão Técnica de Educação e da Comissão de Zootecnia e Ensino, já realizou também quatro encontros de coordenadores de cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia com o intuito de ampliar o diálogo e troca de desafios e experiências.
Também foram realizados projetos como a campanha “Melhor Escolha”, iniciativa destinada a auxiliar os estudantes na hora da escolha do curso superior em Medicina Veterinária, e o Sistema de Certificação de Cursos de Graduação em Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, que estabeleceu critérios de qualidade para a graduação e a possibilidade de obtenção pelas instituições de ensino de selos de nível bronze, prata e ouro concedidos pelo CRMV-SP a depender do atendimento aos critérios estabelecidos, que está este ano em sua segunda edição.
Para o vice-presidente do CRMV-SP, é muito importante manter uma relação entre o Conselho e as faculdades. “Ao visitar as instituições, o CRMV-SP tem a oportunidade de abrir as portas para um diálogo cada vez maior pela qualidade do ensino da Medicina Veterinária, sempre estimulando as boas práticas. Desde o início da gestão tivemos essa proposta e conseguimos alcançar bons resultados”, afirmou Manhoso.
Valorização
Segundo o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unicep de São Carlos, Fabrício Correa, a visita do CRMV-SP possibilitou contato direto com alunos, docentes, a infraestrutura do curso e o hospital veterinário, norteando e orientando os futuros profissionais. “Sempre estivemos próximos ao Conselho e é muito bom ter representantes aqui novamente. O CRMV-SP esteve conosco em nossa primeira aula magna, em 2014, com a presença do Dr. Fabio Manhoso. Em 2017 também recebemos uma Plenária do Regional. Todos os anos buscamos essa aproximação, essencial para termos apoio técnico e credibilidade como instituição de ensino”, ressaltou.
O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade Brasil de Descalvado, Luciano Melo, agradeceu a visita e exaltou a relevância do ciclo de visitas promovido pelo CRMV-SP. “A aproximação faz com que esses profissionais em formação estejam mais perto de um exercício profissional ético, mais tecnificado e com maior segurança, além de impulsionar a valorização do nosso Conselho, que tem tanta importância na nossa atuação profissional e também para a sociedade”, destacou.
Interação com futuros profissionais
De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária da UniAnchieta, em Jundiaí, Everton Lopes, foi uma alegria receber o CRMV-SP no Centro Universitário. “A visita orientadora do professor Fábio Manhoso, com a sua palestra aos alunos da primeira turma do curso de Medicina Veterinária abordando ‘Responsabilidade Civil e Administrativa do Médico-veterinário’ foi de extrema importância e presenteou os alunos no seu ciclo final. Como coordenador do curso e docente, sempre fiz questão de participar ativamente das atividades do Conselho, compartilhando seus valores. A visita concretiza um antigo sonho, pois mantém o nosso compromisso com a qualidade de ensino na Medicina Veterinária”, considerou.
Para a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unisa, do campus em Interlagos, Kátia de Oliveira Pimenta Guimarães, foi um privilégio receber o Conselho e perceber a preocupação que a autarquia tem em se aproximar das instituições de ensino. “Essa interação promove um melhor entendimento das necessidades e desafios enfrentados no ambiente acadêmico, além de proporcionar um vínculo essencial entre os futuros profissionais médicos-veterinários e o Conselho de classe”, enfatizou.
O presidente da Comissão de Educação do CRMV-SP acredita que as visitas às universidades são uma ação importante de aproximação, de visibilidade e valorização do ensino da Medicina Veterinária. “Tivemos a oportunidade de conhecer a estrutura dos cursos, conversar com os alunos, residentes, professores. Em algumas visitas, proferimos palestras aos futuros profissionais. Agradeço a todos que nos acolheram”, declarou Manhoso.