Comissão de Educação do CRMV-SP encerra ciclo de visitas às instituições de ensino

Membros da autarquia estiveram nas instalações de 52 cursos de Medicina Veterinária, finalizando com as graduações da Universidade Brasil, da Unicep, da UniAnchieta e da Unisa
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Arquivo pessoal/ Fábio Manhoso

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) realizou visitas a quatro faculdades de Medicina Veterinária nas cidades de Descalvado, São Carlos, Jundiaí e São Paulo. Os encontros encerram projeto de aproximação com as instituições educacionais, com o objetivo de promover a melhoria do ensino e o fortalecimento das profissões. Ao todo, integrantes da Comissão Técnica de Educação e da Diretoria Executiva do CRMV-SP compareceram a 52 instituições de ensino superior, públicas e privadas.

Nos últimos dias foram visitadas a Universidade Brasil, campus Descalvado, no dia 06 de junho; o Centro Universitário Central Paulista (Unicep), campus São Carlos, no dia 07 de junho; o Centro Universitário UniAnchieta, em Jundiaí, no dia 12 de junho; e a Universidade Santo Amaro (Unisa), campus Interlagos, no dia 13 de junho.

Estavam presentes, na primeira visita, o vice-presidente do CRMV-SP, que também é o presidente da Comissão Técnica de Educação do Regional, Fábio Manhoso, e o secretário-geral da autarquia, Fernando Gomes Buchala. Na segunda visita, além do vice-presidente e do secretário-geral, estava também o presidente da Comissão Técnica de Nutrição Animal da autarquia, Yves Miceli. Na terceira visita, compareceu apenas o presidente da Comissão Técnica de Educação do CRMV-SP. Por fim, na quarta visita, ele esteve acompanhado da integrante da mesma Comissão, Helenice Spinosa.

A busca pela aproximação com as instituições de ensino e pela qualidade da educação é uma das marcas da atual gestão que, por meio da Comissão Técnica de Educação e da Comissão de Zootecnia e Ensino, já realizou também quatro encontros de coordenadores de cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia com o intuito de ampliar o diálogo e troca de desafios e experiências.

Também foram realizados projetos como a campanha “Melhor Escolha”, iniciativa destinada a auxiliar os estudantes na hora da escolha do curso superior em Medicina Veterinária, e o Sistema de Certificação de Cursos de Graduação em Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, que estabeleceu critérios de qualidade para a graduação e a possibilidade de obtenção pelas instituições de ensino de selos de nível bronze, prata e ouro concedidos pelo CRMV-SP a depender do atendimento aos critérios estabelecidos, que está este ano em sua segunda edição.

Para o vice-presidente do CRMV-SP, é muito importante manter uma relação entre o Conselho e as faculdades. “Ao visitar as instituições, o CRMV-SP tem a oportunidade de abrir as portas para um diálogo cada vez maior pela qualidade do ensino da Medicina Veterinária, sempre estimulando as boas práticas. Desde o início da gestão tivemos essa proposta e conseguimos alcançar bons resultados”, afirmou Manhoso.

Valorização

Segundo o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unicep de São Carlos, Fabrício Correa, a visita do CRMV-SP possibilitou contato direto com alunos, docentes, a infraestrutura do curso e o hospital veterinário, norteando e orientando os futuros profissionais. “Sempre estivemos próximos ao Conselho e é muito bom ter representantes aqui novamente. O CRMV-SP esteve conosco em nossa primeira aula magna, em 2014, com a presença do Dr. Fabio Manhoso. Em 2017 também recebemos uma Plenária do Regional. Todos os anos buscamos essa aproximação, essencial para termos apoio técnico e credibilidade como instituição de ensino”, ressaltou.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade Brasil de Descalvado, Luciano Melo, agradeceu a visita e exaltou a relevância do ciclo de visitas promovido pelo CRMV-SP. “A aproximação faz com que esses profissionais em formação estejam mais perto de um exercício profissional ético, mais tecnificado e com maior segurança, além de impulsionar a valorização do nosso Conselho, que tem tanta importância na nossa atuação profissional e também para a sociedade”, destacou.

Interação com futuros profissionais

De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária da UniAnchieta, em Jundiaí, Everton Lopes, foi uma alegria receber o CRMV-SP no Centro Universitário. “A visita orientadora do professor Fábio Manhoso, com a sua palestra aos alunos da primeira turma do curso de Medicina Veterinária abordando ‘Responsabilidade Civil e Administrativa do Médico-veterinário’ foi de extrema importância e presenteou os alunos no seu ciclo final. Como coordenador do curso e docente, sempre fiz questão de participar ativamente das atividades do Conselho, compartilhando seus valores. A visita concretiza um antigo sonho, pois mantém o nosso compromisso com a qualidade de ensino na Medicina Veterinária”, considerou.

Para a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unisa, do campus em Interlagos, Kátia de Oliveira Pimenta Guimarães, foi um privilégio receber o Conselho e perceber a preocupação que a autarquia tem em se aproximar das instituições de ensino. “Essa interação promove um melhor entendimento das necessidades e desafios enfrentados no ambiente acadêmico, além de proporcionar um vínculo essencial entre os futuros profissionais médicos-veterinários e o Conselho de classe”, enfatizou.

O presidente da Comissão de Educação do CRMV-SP acredita que as visitas às universidades são uma ação importante de aproximação, de visibilidade e valorização do ensino da Medicina Veterinária. “Tivemos a oportunidade de conhecer a estrutura dos cursos, conversar com os alunos, residentes, professores. Em algumas visitas, proferimos palestras aos futuros profissionais. Agradeço a todos que nos acolheram”, declarou Manhoso.

CRMV-SP visita faculdades de Medicina Veterinária

titulo da imagem aqui

Da direita para a esquerda, na Universidade Brasil, do campus de Descalvado, no dia 06 de junho: o presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso; o diretor geral do campus, Éder Simêncio; o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Luciano Melo; e secretário-geral do CRMV-SP, Fernando Gomes Buchala.Da direita para a esquerda, na Universidade Brasil, do campus de Descalvado, no dia 06 de junho: o presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso; o diretor geral do campus, Éder Simêncio; o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Luciano Melo; e secretário-geral do CRMV-SP, Fernando Gomes Buchala.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) visitou mais quatro faculdades de Medicina Veterinária, continuando a aproximação com as instituições educacionais. No total, o Regional compareceu a 52 instituições de ensino superior. Da direita para a esquerda, na Universidade Brasil, do campus de Descalvado, no dia 06 de junho: o presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso; o diretor geral do campus, Éder Simêncio; o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Luciano Melo; e secretário-geral do CRMV-SP, Fernando Gomes Buchala.

Na foto, o presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso, com alunos da Universidade Brasil, em Descalvado.Na foto, o presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso, com alunos da Universidade Brasil, em Descalvado.

Presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso, com alunos da Universidade Brasil, em Descalvado.

Da direita para a esquerda, na Unicep do campus de São Carlos, no dia 07 de junho: o presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso; a diretora acadêmica do curso de Medicina Veterinária, Maria Cristina Braga Tagliavini; o presidente da Comissão Técnica de Nutrição Animal do CRMV-SP, Yves Miceli; o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Fabrício Correa; e o secretário-geral do CRMV-SP, Fernando Gomes Buchala.Da direita para a esquerda, na Unicep do campus de São Carlos, no dia 07 de junho: o presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso; a diretora acadêmica do curso de Medicina Veterinária, Maria Cristina Braga Tagliavini; o presidente da Comissão Técnica de Nutrição Animal do CRMV-SP, Yves Miceli; o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Fabrício Correa; e o secretário-geral do CRMV-SP, Fernando Gomes Buchala.

Da direita para a esquerda, na Unicep do campus de São Carlos, no dia 07 de junho: o presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso; a diretora acadêmica do curso de Medicina Veterinária, Maria Cristina Braga Tagliavini; o presidente da Comissão Técnica de Nutrição Animal do CRMV-SP, Yves Miceli; o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Fabrício Correa; e o secretário-geral do CRMV-SP, Fernando Gomes Buchala.

Da direita para a esquerda, em frente ao hospital universitário da Unicep de São Carlos: o presidente da Comissão de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso; o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Fabrício Correa; o presidente da Comissão de Nutrição Animal do CRMV-SP, Yves Miceli; o diretor do hospital veterinário, João Vitor Rosa; e o secretário-geral do CRMV-SP, Fernando Gomes Buchala.Da direita para a esquerda, em frente ao hospital universitário da Unicep de São Carlos: o presidente da Comissão de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso; o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Fabrício Correa; o presidente da Comissão de Nutrição Animal do CRMV-SP, Yves Miceli; o diretor do hospital veterinário, João Vitor Rosa; e o secretário-geral do CRMV-SP, Fernando Gomes Buchala.

Da direita para a esquerda, em frente ao hospital universitário da Unicep de São Carlos: o presidente da Comissão de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso; o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Fabrício Correa; o presidente da Comissão de Nutrição Animal do CRMV-SP, Yves Miceli; o diretor do hospital veterinário, João Vitor Rosa; e o secretário-geral do CRMV-SP, Fernando Gomes Buchala.

Da direita para a esquerda, na UniAnchieta, em Jundiaí, no dia 12 de junho: o professor Erick Eduardo da Silveira; o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Everton Lopes; o presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso; e a professora Ana Paula Lima Perdigão.Da direita para a esquerda, na UniAnchieta, em Jundiaí, no dia 12 de junho: o professor Erick Eduardo da Silveira; o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Everton Lopes; o presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso; e a professora Ana Paula Lima Perdigão.

Da direita para a esquerda, na UniAnchieta, em Jundiaí, no dia 12 de junho: o professor Erick Eduardo da Silveira; o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Everton Lopes; o presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso; e a professora Ana Paula Lima Perdigão.

Presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso, com alunos da UniAnchieta, em Jundiaí, proferindo a palestra "Responsabilidade Civil do Médico-Veterinário".Presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso, com alunos da UniAnchieta, em Jundiaí, proferindo a palestra "Responsabilidade Civil do Médico-Veterinário".

Presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso, com alunos da UniAnchieta, em Jundiaí, proferindo a palestra "Responsabilidade Civil do Médico-Veterinário".

Da direita para a esquerda, na Universidade Santo Amaro (Unisa), do campus em Interlagos, no dia 13 de junho, estão Helenice Spinosa, integrante da Comissão Técnica de Educação do CRMV-SP; Fábio Manhoso, presidente da Comissão e vice-presidente do CRMV-SP; e Kátia de Oliveira Pimenta Guimarães, coordenadora do curso de Medicina Veterinária, juntamente ao corpo docente da instituição: a frente Núbia Nayara Pereira Rodrigues, Camila de Miranda e Silva Chaves (coordenadora adjunta) e Nathalie Fontana Nagase Loureiro, e na fileira de trás, da esquerda para a direita: Andressa de Fátima Kotleski Thomaz de Lima, Carolina Ghirelli, Laysa Mariana Ribeiro de Carvalho, Leandro Sanchez e Alex Junior Souza de Souza.Da direita para a esquerda, na Universidade Santo Amaro (Unisa), do campus em Interlagos, no dia 13 de junho, estão Helenice Spinosa, integrante da Comissão Técnica de Educação do CRMV-SP; Fábio Manhoso, presidente da Comissão e vice-presidente do CRMV-SP; e Kátia de Oliveira Pimenta Guimarães, coordenadora do curso de Medicina Veterinária, juntamente ao corpo docente da instituição: a frente Núbia Nayara Pereira Rodrigues, Camila de Miranda e Silva Chaves (coordenadora adjunta) e Nathalie Fontana Nagase Loureiro, e na fileira de trás, da esquerda para a direita: Andressa de Fátima Kotleski Thomaz de Lima, Carolina Ghirelli, Laysa Mariana Ribeiro de Carvalho, Leandro Sanchez e Alex Junior Souza de Souza.

Da direita para a esquerda, na Universidade Santo Amaro (Unisa), do campus em Interlagos, no dia 13 de junho, estão Helenice Spinosa, integrante da Comissão Técnica de Educação do CRMV-SP; Fábio Manhoso, presidente da Comissão e vice-presidente do CRMV-SP; e Kátia de Oliveira Pimenta Guimarães, coordenadora do curso de Medicina Veterinária, juntamente ao corpo docente da instituição: à frente Núbia Nayara Pereira Rodrigues, Camila de Miranda e Silva Chaves (coordenadora adjunta) e Nathalie Fontana Nagase Loureiro, e na fileira de trás, da esquerda para a direita, Andressa de Fátima Kotleski Thomaz de Lima, Carolina Ghirelli, Laysa Mariana Ribeiro de Carvalho, Leandro Sanchez e Alex Junior Souza de Souza.

titulo da imagem aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Relacionadas

Na foto, da direita para a esquerda: o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero; o representante regional de Sorocaba do CRMV-SP, Renato Murta; o secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, Guilherme Muraro Derrite; e o diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter 7 – Sorocaba), Wilson Negrão.
Na foto, presentes durante a solenidade, da esquerda para a direita, estão a integrante da Comissão Técnica de Medicina Veterinária Legal do CRMV-SP, Ana Cristina Tasaka; a integrante da Comissão Técnica de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP, Silvana Lima Gorniak; o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero; a presidente da Comissão Técnica de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP, Greyce Balthazar Lousana; a tesoureira e presidente da Comissão Técnica de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP, Rosemary Viola Bosch; e a integrante da Comissão Técnica de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP, Clea de Carvalho Camargo.
MATÉRIA_IMAGEM_FREEPIK
matéria

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40