Comunidade científica afirma que 100 mil espécies podem desaparecer com o novo Código Florestal

Uma carta escrita por pesquisadores brasileiros e publicada pela revista científica Science, revela que as propostas de mudanças para o novo Código Florestal Brasileiro, já aprovadas por comissão especial na Câmara dos Deputados no início deste mês, poderão levar mais de 100 mil espécies de animais à extinção. Afora esse estrago sem tamanho, as emissões de gás carbônico na atmosfera também devem crescer substancialmente.

De acordo com o texto, todas as observações feitas pela comunidade científica brasileira foram ignoradas durante a elaboração das propostas. A carta também apresenta a possível alteração da legislação ambiental do País como o “pior retrocesso” sobre o Meio Ambiente em 50 anos. “As novas regras vão beneficiar setores que dependem da expansão de fronteiras de florestas e savanas”, ressalta o texto.

A carta é assinada por pesquisadores ligados ao Programa Biota da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Assinam o texto Jean Paul Metzger, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), Thomas Lewinsohn, do Departamento de Biologia Animal da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luciano Verdade e Luiz Antonio Martinelli, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP, Ricardo Ribeiro Rodrigues, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP e Carlos Alfredo Joly, do Instituto de Biologia da Unicamp.

Fonte: EPTV (acessado em 21/07/10)

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40