Conferência debate redução de morte de animais em catástrofes nas Américas

As ações para reduzir a mortalidade de animais causadas pelas catástrofes naturais (terremotos, enchentes, tornados, tsunamis e outros) serão discutidas durante a 23ª Conferência da Comissão Regional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para as Américas. O evento começou nesta segunda-feira (14) e vai até sexta-feira (18), em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. O diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, representa o Brasil na reunião.

A conferência reúne representantes dos 30 países do continente. A reunião da comissão da OIE para as Américas é realizada a cada dois anos. A última foi no México. A diretora-geral da OIE, Monique Eloit, participará das discussões. No próximo 21, a diretora será recebida pelo ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Segundo Guilherme Marques, que preside a Comissão Regional da OIE para as Américas, os efeitos dos desastres naturais vêm sendo cada vez mais devastadores. Há dois anos, lembrou, 500 mil animais morreram durante enchente na Bolívia.

Também serão tratadas na conferência as ações de prevenção à gripe aviária; a resistência aos antimicrobianos; a contribuição das Américas e a estratégia mundial para o controle da febre aftosa; e os desafios do comércio internacional de animais e de produtos de origem animal, entre outros temas.

Fonte: MAPA.

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40