Congresso de Buiatria aposta na tecnologia para integrar profissionais

“Um mundo, uma saúde”, este foi o tema do XI Congresso Brasileiro e do XVII Congresso Latinoamericano de Buiatria, realizados entre os dias 22 e 24 de julho, no WTC – Golden Hall, em São Paulo.

Em um formato diferente, tecnológico e sem paredes, a proposta deste ano era de integrar espaços, profissionais e temas, com o objetivo de tirar os presentes da zona de conforto em prol de uma Buiatria cada vez mais comprometida com os quatro aspectos principais dessa área da Medicina Veterinária: o econômico, a segurança alimentar, o ambiental e o social.

A expectativa dos organizadores era de receber cerca de mil congressistas nos três dias do evento. Os participantes puderam assistir a palestras que abordaram sanidade e bem-estar animal e segurança alimentar, proferidas por palestrantes nacionais e internacionais em tradução simultânea.

A abertura oficial do evento foi realizada pelo médico veterinário Ricardo Spacagna Jordão, presidente das Associações Brasileira e Paulista de Buiatria e membro da Comissão de Saúde Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

O vice-presidente do CRMV-SP, Mário Eduardo Pulga, também participou da abertura oficial do evento e reiterou a importância dos profissionais buiatras em um momento em que o Brasil desponta como o maior produtor de proteína animal do mundo.

“O tripé formado por médicos veterinários, zootecnistas e engenheiros agrônomos mostra-se cada vez mais fundamental para a garantia da sanidade animal e da qualidade dos alimentos de origem animal. Juntos, estes profissionais têm a nobre missão de prover alimentação para a população mundial”, afirmou Pulga.

HOMENAGEM – Na solenidade de abertura, houve a homenagem póstuma ao médico veterinário, docente e pesquisador Carlos Maria Antônio Hubinger Tokarnia, falecido no dia 6 de julho, aos 86 anos. Professor Tokarnia dedicou a sua carreira profissional e acadêmica ao estudo de doenças bovinas causadas por plantas tóxicas e deficiências minerais.

Tokarnia foi eleito este ano para receber o Prêmio Paulo Dacorso Filho – Edição 2014, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que seria entregue durante o XVII Congresso Latino-americano de Buiatria, no dia 22. Na oportunidade, o médico veterinário e orientando do professor Tokarnia, Daniel Guimarães Ubiali, foi quem recebeu o prêmio, representando o seu mestre.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40