Conselho Federal lança cartilha de gestão de resíduos de serviços de saúde animal

O objetivo da publicação é orientar os médicos-veterinários sobre a legislação ambiental e as boas práticas de manejo
Texto: Comunicação CRMV-SP (informações do CFMV)
Fotos: Freepik/Comunicação CRMV-SP

Para registrar o comprometimento da Medicina Veterinária com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade ambiental, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lançou a cartilha sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde Animal Simplificado (PGRSSA).

O objetivo da publicação é orientar os médicos-veterinários sobre a legislação ambiental relacionada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e as boas práticas de manejo de resíduos nos estabelecimentos prestadores de serviços em saúde animal.

“Nossa intenção é fornecer uma ferramenta de trabalho simplificada para que os profissionais elaborarem e coloquem em prática o Plano de Gerenciamento de Resíduos nos estabelecimentos”, afirma a médica-veterinária Elma Polegato, da Comissão Nacional de Meio Ambiente (CNMA/CFMV), presidente da Comissão Técnica de Saúde Ambiental (CTSA) do Conselho Regional Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

De forma didática

A cartilha explica como acondicionar cinco tipos de resíduos e exemplos de itens em cada grupo: infectantes, químicos, radioativo, comum e perfurocortante. Além de fornecer as planilhas do PGRSSA que auxiliam o responsável técnico a identificar os resíduos e a fazer o controle da destinação adequada e orienta sobre a segurança e a saúde do trabalhador envolvido na gestão dos resíduos e ainda.

“Com o uso do Plano, o manejo nos estabelecimentos veterinários será simplificado, mantendo a geração de resíduos em níveis mínimos praticáveis de volume, diminuindo os riscos de exposição a agentes perigosos, bem como os custos para o gerenciamento desses resíduos”, garante Elma, que é uma das idealizadoras do conteúdo da cartilha.

Atenção redobrada

De acordo com a médica-veterinária, os resíduos gerados nos serviços de saúde necessitam de atenção especial em todas as suas fases de manejo, uma vez que seus componentes químicos, biológicos e radioativos podem oferecer riscos graves e impactos imediatos à saúde ocupacional de quem os manipula na assistência médico-veterinária ou no setor de limpeza; e também ao meio ambiente, em razão da destinação inadequada.

O conteúdo foi produzido pela CTSA do Conselho Regional paulista e adaptada para a utilização em nível Federal pela atual CNMA, do CFMV. Ao final, a cartilha traz referências nacionais, mas os profissionais devem ficar atentos também às legislações estadual e municipal de onde atuam.

Acesse a cartilha: http://portal.cfmv.gov.br/uploads/files/cartilha-pgrssa.pdf

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
A foto mostra um rapaz segurando um cão e ao lados deles está outro rapaz segurando uma agulha.
24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA