CRMV-SP acompanha caso de fiscalização em queijaria de Ibiúna

Médicos-veterinários e a inspeção agropecuária têm papel essencial na cadeia do queijo artesanal
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Laker, Pexels

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), autarquia federal responsável por orientar, supervisionar e disciplinar as atividades relativas à Medicina Veterinária e à Zootecnia, assim como por receber, examinar, fiscalizar e aplicar sanções ético-profissionais, esclarece que tomou conhecimento da ação ocorrida na queijaria artesanal Cabanha Mulekinha, em Ibiúna, e que acompanha o caso.

O Agronegócio foi e continua sendo propulsor para o desenvolvimento sócio-econômico, sempre com o desafio de alcançar a segurança alimentar.  Dentro deste contexto, médicos-veterinários têm papel primordial na garantia da sanidade e da qualidade dos alimentos produzidos. Assim como, zootecnistas vêm exercendo um trabalho de excelência para o desenvolvimento da cadeia de produção animal, com técnicas sustentáveis e economicamente viáveis.

Como instituição responsável por fiscalizar, orientar e normatizar o exercício profissional dos mais de 60 mil médicos-veterinários e zootecnistas inscritos no estado de São Paulo, o CRMV-SP destaca a importância do Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo e seus agentes para a sanidade e qualidade dos produtos de origem animal e, consequentemente, para a saúde pública.

A inspeção garante que alimentos de origem animal possuam procedência, qualidade e especialmente que são seguros para consumo, o que fortalece a saúde pública e o Agronegócio e todas as suas cadeias produtivas, inclusive a dos produtos artesanais.

Diante do contexto, o CRMV-SP acompanha a apuração do caso, tendo em vista sua competência legal, para melhor avaliação e posicionamento.

O Regional estima que fiscais e produtores estreitem laços e trabalhem em conjunto para fomentar a regularização das agroindústrias e a produção de alimentos seguros e de qualidade.   

Relacionadas

cattle-930824_1280
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
A foto mostra a mesa de abertura do evento, com as autoridades sentadas, incluindo o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.
A foto mostra um cão branco. Ele está no chão, de frente. Ao fundo, há vegetação verde, desfocada.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40