CRMV-SP alerta médicos-veterinários e alunos de Medicina Veterinária

Qualidade do ensino da Medicina Veterinária e EaD preocupam
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Pixabay

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), preocupado com a qualidade do ensino da Medicina Veterinária no País e, em especial no estado de São Paulo, vem a público expor o alarmante panorama nacional da formação profissional.

Atualmente, no Brasil, temos um aumento exponencial do número de escolas de Medicina Veterinária. Nos últimos 10 anos, houve ampliação em mais de 245% no número de cursos em atividade. De acordo com dados do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o País já conta com 375 escolas em atividade, sendo que 75 delas no estado de São Paulo.

Além da abertura indiscriminada de escolas, em que os interesses políticos e econômicos dos grandes grupos educacionais têm ficado acima da qualidade do ensino, o Conselho tem acompanhado com incredulidade a aprovação de cursos de EaD no ensino das profissões relacionadas à saúde e, infelizmente, já identificou a aprovação pelo MEC de mais de 20 mil vagas de Medicina Veterinária nesta modalidade de ensino.

É extremamente preocupante o definhamento do ensino da Medicina Veterinária no País, com cursos focados apenas na clínica de pequenos animais, quando no mundo o médico-veterinário é reconhecido como agente de Saúde Única, capaz de atuar nas mais diversas áreas e inserido inclusive na garantia da saúde pública. A infraestrutura necessária ao desenvolvimento prático profissional também não tem acompanhado este crescimento de cursos e vagas.

Adicionalmente, discute-se no que se refere a modalidade EaD a ausência de interface humana fundamental às profissões da saúde para o desenvolvimento das competências específicas, o aprendizado prático, o trabalho interprofissional colaborativo e a humanização do atendimento.

O uso da tecnologia digital deve ser incorporado ao processo de forma a constituir uma ferramenta para a transmissão do conhecimento teórico, porém, a utilização do método deve ser dimensionada de forma a não tolher o processo inerente à Educação de superação das dificuldades presentes, que hoje são traduzidas no ensino transformador do aluno em líderes que promoverão mudanças sociais necessárias.

O Sistema CFMV/CRMVs e o CRMV-SP têm atuado politicamente na tentativa de conscientizar as autoridades responsáveis sobre os impactos à sociedade de uma graduação deficitária e virtual. Em 2018, o Regional marcou presença em Audiência Pública, promovida pela Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo. O encontro reuniu representantes das 13 profissões que compõem o Fórum de Conselhos de Saúde.

Após o Decreto 9.057/17 e a Portaria Normativa 11/17 autorizarem a oferta de cursos de educação básica e superior na modalidade à distância, o Fórum, do qual o CRMV-SP faz parte, tem realizado uma série de ações contra a prática na área da saúde, por entender que poderia colocar em risco a saúde da população.

Essas ações já ganharam apoio de mais de 30 municípios paulistas, que por meio de moções de repúdio ou de apelo ao MEC ou à Câmara dos Deputados, manifestaram seu posicionamento contrário a esse tipo de modalidade.

O Sistema CFMV/CRMVs também emitiu nota, encaminhada ao MEC, em defesa da qualidade do ensino da Medicina Veterinária, na qual manifesta, sobretudo, a preocupação em relação à oferta de cursos de graduação dessas profissões na modalidade EaD. O mercado de trabalho traz importantes oportunidades aos médicos-veterinários e a qualidade das instituições é fundamental para uma boa formação.

O CRMV-SP, como órgão de orientação, fiscalização e regulamentação profissional, entende que cabe a cada aluno de Medicina Veterinária e profissional dedicar-se de forma a poder oferecer um serviço de excelência, entretanto, é preciso apoiar e dar suporte à formação ética e de excelência, por isso manifesta total desacordo com a homologação de cursos de forma indiscriminada e sem condições de desenvolver profissionais completos.

É importante que os futuros alunos de Medicina Veterinária pesquisem bem sobre a instituição onde pretendem estudar, conversem com egressos do curso que já atuam, assim como tenham em mente que o Conselho estará sempre à disposição para sanar dúvidas e também colaborar com a educação continuada por meio de palestras, simpósios, seminários e suas publicações.

Contem com o CRMV-SP!

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
A imagem mostra o corpo de uma pessoa de jaleco branco segurando um tablet. No tablet está a capa do Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório. Na capa do Manual consta o título Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório, assim como o ano de 2024 e a imagem de um homem segurando tubos de ensaio e fazendo pesquisas. Ele está sentado em uma cadeira e os tubos de ensaio estão em cima de uma mesa.
Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira