CRMV-SP denuncia adestrador ao Ministério Público por prática ilegal da Medicina Veterinária

Responsável por um estabelecimento em Ribeirão Preto fala em redes sociais sobre diagnóstico e prescrição de medicamentos a animais doentes
Texto: Divulgação/CRMV-SP
Foto: Pexels/Pressmaster

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo tomou conhecimento de um vídeo publicado nas redes sociais pelo proprietário por um centro de adestramento em Ribeirão Preto e vem a público informar que formalizou denúncia de exercício ilegal da Medicina Veterinária ao Ministério Público.  

Primeiramente, o CRMV-SP repudia as falas infelizes em relação aos médicos-veterinários, as quais desvalorizam a classe e a pressionam, muitas vezes, a praticar preços que não condizem com o valor dos serviços. É preciso reconhecer a relevância da prática da Medicina Veterinária para a saúde animal, a saúde ambiental e para a saúde pública. Pronunciamentos como esse, sem embasamento técnico, descredibilizam a profissão.

O Conselho destaca que o adestrador explicita na gravação um possível exercício ilegal da profissão. Sem formação em Medicina Veterinária e registro no Conselho que o habilite, ele traz informações que deixam a entender que já teria realizado o diagnóstico de animais e, inclusive, recomendado o uso de medicamentos e suas respectivas dosagens para tratamento de uma zoonose transmitida por carrapatos.

Vale ressaltar que, por lei, é de competência privativa do médico-veterinário a prática da clínica em todas as suas modalidades, a assistência técnica e sanitária aos animais sob qualquer forma, o atesto da sanidade e a vacinação de animais. A realização de anamnese e exame clínico são de extrema importância para o diagnóstico de qualquer doença, assim como sua eventual complementação com exames necessidade de exames complementares.

O uso indiscriminado de medicamentos, especialmente de antimicrobianos, sem orientação de um médico-veterinário e sem a real avaliação quanto a sua necessidade ou riscos envolvidos em quadros individuais de saúde em que seriam contraindicados, podem agravar doenças, além de corroborar para com o desenvolvimento de resistência.

Relacionadas

imagem de pessoas posadas durante a premiação
Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.
Um porco, por trás das grades de um recinto muito pequeno.
Homem com roupas de trabalho no campo alimentando caprinos.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br