CRMV-SP denuncia adestrador ao Ministério Público por prática ilegal da Medicina Veterinária

Responsável por um estabelecimento em Ribeirão Preto fala em redes sociais sobre diagnóstico e prescrição de medicamentos a animais doentes
Texto: Divulgação/CRMV-SP
Foto: Pexels/Pressmaster

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo tomou conhecimento de um vídeo publicado nas redes sociais pelo proprietário por um centro de adestramento em Ribeirão Preto e vem a público informar que formalizou denúncia de exercício ilegal da Medicina Veterinária ao Ministério Público.

Primeiramente, o CRMV-SP repudia as falas infelizes em relação aos médicos-veterinários, as quais desvalorizam a classe e a pressionam, muitas vezes, a praticar preços que não condizem com o valor dos serviços. É preciso reconhecer a relevância da prática da Medicina Veterinária para a saúde animal, a saúde ambiental e para a saúde pública. Pronunciamentos como esse, sem embasamento técnico, descredibilizam a profissão.

O Conselho destaca que o adestrador explicita na gravação um possível exercício ilegal da profissão. Sem formação em Medicina Veterinária e registro no Conselho que o habilite, ele traz informações que deixam a entender que já teria realizado o diagnóstico de animais e, inclusive, recomendado o uso de medicamentos e suas respectivas dosagens para tratamento de uma zoonose transmitida por carrapatos.

Vale ressaltar que, por lei, é de competência privativa do médico-veterinário a prática da clínica em todas as suas modalidades, a assistência técnica e sanitária aos animais sob qualquer forma, o atesto da sanidade e a vacinação de animais. A realização de anamnese e exame clínico são de extrema importância para o diagnóstico de qualquer doença, assim como sua eventual complementação com exames necessidade de exames complementares.

O uso indiscriminado de medicamentos, especialmente de antimicrobianos, sem orientação de um médico-veterinário e sem a real avaliação quanto a sua necessidade ou riscos envolvidos em quadros individuais de saúde em que seriam contraindicados, podem agravar doenças, além de corroborar para com o desenvolvimento de resistência.

A foto mostra um rapaz segurando um cão e ao lados deles está outro rapaz segurando uma agulha.
Mesa com ampolas abertas, seringas agulhadas com conteúdo não identificado, medicações de uso controlado, e equipamentos de uso cirúrgico.
Cão da raça Golden Retriever está deitado e com olhar triste
CRMV-SP_Ribeirao_Preto_(222)