CRMV-SP e CFMV se reúnem com deputados federais

Principais temáticas levantadas foram agronegócio, EaD nos cursos de Medicina Veterinária e bem-estar animal
Texto: Comunicação CRMV-SP
Três fotos que mostram os encontros do CRMV-SP/ CFMV e os deputados. citados na matéria.
Imagem: Divulgação CRMV-SP

Membros do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), junto ao presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, reuniram-se na última semana com os deputados federais Arnaldo Jardim, Luiz Carlos Motta e Célio Studart, na Câmara dos Deputados.

O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero; o vice-presidente, Fábio Manhoso; e o secretário-geral, Fernando Gomes Buchala aproveitaram a ocasião em que estavam presentes em Brasília devido à eleição do CFMV para cumprir agenda junto às autoridades do Legislativo.

“Aproveitamos nossa estada na capital federal e fizemos visitas e tratativas políticas junto a deputados. Alguns dos assuntos abordados foram agronegócio, ensino a distância na Medicina Veterinária, bem-estar animal, entre outros. Foram encontros proveitosos para darmos andamento no Legislativo de algumas pautas da Medicina Veterinária e da Zootecnia”, diz o presidente do CRMV-SP, que também se encontrou com o prefeito de Sebastianópolis do Sul – sua cidade natal -, Manoel Erani Leite Magalhães.

Os encontros políticos fazem parte da estratégia para aproximação junto às diferentes instâncias de poder, visando à sensibilização a respeito de pautas de interesse para a Medicina Veterinária e Zootecnia e à formatação de políticas públicas com embasamento técnico e que contribuam para com a saúde pública e a sociedade.

Agronegócio

No encontro com o deputado federal Arnaldo Jardim, estavam presentes o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero; o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida; o secretário-geral do CRMV-SP, Fernando Gomes Buchala; o presidente da Comissão Técnica de Tomada de Contas do CRMV-SP, Martin Jacques Cavaliero; e o vice-presidente do CRMV-MT, Aruaque Lotufo Ferraz de Oliveira.

A temática principal foi o agronegócio, já que o deputado é defensor de pautas relativas ao setor. “O CRMV-SP o convidou para participar da reunião da Comissão Técnica de Agronegócio do CRMV-SP, a ser realizada no dia 18 de julho, para falar do Plano Safra 2023/2024, da Reforma Tributária e questões relacionadas à agropecuária, e ele aceitou”, relata Fernando Gomes Buchala, secretário-geral e presidente da Comissão de Agronegócio do CRMV-SP.

Aproximação

A reunião com o deputado federal Luiz Carlos Motta, que já havia recebido membros do CRMV-SP em seu gabinete em São Paulo, contou com a participação de Odemilson Donizete Mossero, presidente do CRMV-SP; Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do CFMV; Fábio Manhoso, vice-presidente do Regional; e Fernando Gomes Buchala, secretário-geral no Estado.

“Buscamos a sensibilização do deputado com relação à nossa pauta de coibir o ensino totalmente à distância nos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia. Também levamos temas da causa animal, relacionados a maus tratos, para que não haja somente a lei escrita, mas punibilidade”, conta Fábio Manhoso, vice-presidente do CRMV-SP.

Bem-estar animal

O encontro do CRMV-SP com o deputado federal Célio Studart abordou pautas importantes para o CRMV-SP, o CFMV e o deputado, principalmente quanto à proteção e ao bem-estar animal. Estavam presentes: Odemilson Donizete Mossero, presidente do CRMV-SP; Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do CFMV; Fábio Manhoso, vice-presidente do Regional; e Fernando Gomes Buchala, secretário-geral do da autarquia.

“Uma vez que ele milita na causa animal, oferecemos nosso apoio técnico no que pudermos colaborar nesse assunto”, comenta o vice-presidente do CRMV-SP. “Essa foi uma tarde bastante produtiva, em que tivemos a oportunidade de conversar tanto sobre proteção animal quanto sobre nossa preocupação com o ensino 100% a distância da Medicina Veterinária e da Zootecnia”, analisa.

O vice-presidente do CRMV-SP destaca a importância dessa aproximação com políticos para levar pautas que não são apenas do Conselho, mas da sociedade, que já abraçou a causa animal e a necessidade de uma abordagem de saúde única – saúde humana, dos animais, das plantas e do meio ambiente integradas.

24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA
Gato de vida livre, em uma calçada
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.