CRMV-SP lamenta falecimento da médica-veterinária Márcia de Almeida Gonçalves

Profissional atuou na área da Dermatologia Veterinária do Hospital Veterinária da USP, treinando alunos e residentes, assim como elaborando trabalhos pioneiros na terapia da demodicidose canina
Texto e foto: Divulgação/CRMV-SP

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) informa o falecimento, em São Paulo, da médica-veterinária Márcia de Almeida Gonçalves, aos 61 anos, em decorrência de uma miocardite.

Em 1984, ainda como graduanda da 46ª Turma da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), a profissional recebeu do Conselho o Prêmio “Ernesto Antonio Matera” pela sua aprovação em 1º lugar nas disciplinas do curso.

Filha do o campeão brasileiro e sul americano de judô e de polo aquático, João Gonçalves, Márcia atuou no Hospital Veterinário da USP após ser convidada pelo fundador do pioneiro Serviço de Dermatologia Veterinária em hospital veterinário-escola das Américas Central e do Sul.

A profissional atendeu casos oto-dermatopáticos, treinou alunos e residentes, elaborou trabalhos pioneiros na terapia da demodicidose canina com formamídinicos, nos anos 1980, e desenvolveu técnicas de exame otológico e de lavagem ótica até então não praticados na rotina clínica brasileira.

Em nome da Medicina Veterinária Paulista, o CRMV-SP manifesta as mais sinceras condolências aos amigos e familiares, além de gratidão pelas importantes contribuições à profissão, em especial a Dermatologia e a Clínica Veterinária.

Relacionadas

Um homem, de barba e bigode, vestido com colete preto e camisa de manga comprida xadrez, ao lado de uma mulher vestida com jaleco azul.
Na sala da plenária, em uma mesa em formato de U, a Diretoria Executiva, as conselheiras e demais funcionários do CRMV-SP, além de integrantes do CFMV (presidente e secretário-geral) discutem as pautas do mês.
Um homem vestindo camisa de manga curta xadrez, no centro da imagem, segurando uma placa de reconhecimento e, ao fundo, casas e uma árvore fazendo sombra. É o dr. Mateus José Paranhos da Costa.
Imagem circular de um homem idoso de fios brancos e curtoso, sobrancelha rala e olhos castanhos escuros. Ele veste camisa social azul clara e casaco preto. É o dr. Jorge Antônio Chehade.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40. 

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br