Aconteceu, ontem (18), a audiência pública sobre “O Papel do Estado na Formação em Saúde: quais instrumentos o estado mobiliza para garantir a melhoria da formação em saúde”, mediada pelo deputado estadual, Carlos Neder (PT), e organizada pela Comissão de Ensino e Cultura da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) esteve presente com os membros das Comissões Técnicas de Ensino e Pesquisa da Medicina Veterinária, Bem-estar Animal, Políticas Públicas, Aquicultura e Saúde Ambiental, além de conselheiros efetivos e suplentes.
Para compor a mesa, o secretário-geral do CRMV-SP, Silvio Arruda Vasconcellos, representou o Conselho e ressaltou que “é preciso criar um novo mecanismo que avalie as instituições e o ensino que elas oferecem e não o profissional”.
O diretor da FMVZ-USP, Enrico Lippi Ortolani, também esteve presente e fez o uso da palavra. O acadêmico comentou sobre o extinto Exame Nacional de Certificação Profissional, que era aplicado pelo CFMV, de 2002 a 2009. Ortolani defendeu que o Ministério da Educação (MEC) deve ser mais flexível e escutar a opinião dos Conselhos quanto à abertura de novos cursos na área da Saúde. “O sistema não está funcionando e tem de ser revisto”, afirmou.
Apesar de ter sido convidado com antecedência a participar da audiência pública, o MEC não esteve presente e não enviou nenhum representante. A ausência do órgão foi sentida e comentada por todos os profissionais de Conselhos e da área da Saúde que fizeram o uso da palavra.
Na opinião da presidente da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa da Medicina Veterinária do CRMV-SP, Mitika Kuribayashi Hagiwara, a participação do MEC é extremamente fundamental para o futuro das discussões sobre a qualidade do ensino e a avaliação do egresso.
Como representante do Ministério da Saúde, esteve o médico Alexandre Medeiros de Figueiredo. Para Figueiredo, o exame do egresso não é o foco, mas sim todo o processo de ensino que precisa ser avaliado para que seja alcançado o êxito que a área da Saúde deseja.