O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), por meio da Comissão Técnica de Medicina Veterinária Legal (CTMVL), realizou em 15 de agosto, o Simpósio de Medicina Veterinária Legal. O evento reuniu médicos-veterinários, estudantes e profissionais de diferentes áreas da saúde para discutir as múltiplas frentes de atuação da especialidade e os desafios éticos e jurídicos que envolvem a prática.
A programação contemplou palestras e debates sobre perícia criminal, judicial e administrativa; responsabilidade ética, civil e criminal; além de temas como patologia forense, maus-tratos e a inserção da Medicina Veterinária Legal no conceito de Uma Só Saúde.
Na abertura, a presidente da Comissão, Tália Missen Tremori, destacou a relevância do grupo para a categoria. “A função da Comissão de Medicina Veterinária Legal é orientar o Regional no esclarecimento de demandas judiciais e de autoridades. Mesmo que o médico-veterinário não atue diretamente com perícia ou patologia, é fundamental compreender essa área. A criação da Comissão se tornou um marco na história da Medicina Veterinária Legal em nosso Estado”, afirmou.
Integrante da Comissão, Andrea Boanova apresentou as diferentes frentes de atuação em perícia criminal, judicial e administrativa, destacando o papel do médico-veterinário em investigações e processos legais. Já José Alfredo Dallari Júnior discutiu a responsabilidade ética, civil e penal da profissão, ressaltando a necessidade de condutas que garantam segurança, tanto aos animais quanto aos profissionais.
No período da tarde, a docente Noeme Sousa Rocha apresentou conteúdo sobre patologia e necropsia forense, com foco na coleta correta de material para exames periciais. Em seguida, Angela Maria Branco ressaltou a integração da Medicina Veterinária Legal ao conceito de Uma Só Saúde, destacando sua contribuição para a saúde pública, ambiental e humana.
O simpósio foi encerrado com uma mesa de discussão que reuniu palestrantes e participantes em um espaço de troca de experiências e esclarecimento de dúvidas.
Gratuito e realizado de forma presencial na sede do CRMV-SP, o evento teve a presença da presidente do Regional, Daniela Pontes Chiebao, que reforçou a missão da autarquia de reconhecer e orientar a atuação do médico-veterinário, ampliando o conhecimento técnico e fortalecendo o papel do profissional diante das demandas sociais e jurídicas.