CRMV-SP publica edital de sistema de certificação de cursos de Medicina Veterinária

Lançado durante o II Encontro de Coordenadores de Cursos, documento estabelece critérios para as candidaturas para o primeiro ciclo de avaliação da qualidade. Inscrições abertas de 01 a 30/06
Texto: Comunicação CRMV-SP / Imagem: Gerd Altmann (Pixabay)

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) publica o edital de abertura para inscrição de candidaturas para o primeiro ciclo de avaliação do Sistema de Certificação de Cursos de Graduação em Medicina Veterinária no estado de São Paulo. Lançado durante o II Encontro de Coordenadores de Cursos de Medicina Veterinária (28/04), o documento estabelece critérios para participação e prazo de inscrições, que seguem de 01 a 30 de junho.

Idealizado pela Comissão Técnica de Educação do Regional, o Sistema busca incentivar a melhoria permanente da formação em Medicina Veterinária, necessária para a promoção e desenvolvimento da educação e da profissão. Com participação voluntária, a certificação ocorrerá em três níveis: bronze, prata e ouro, com validade de três, quatro e cinco anos, respectivamente.

Poderão se inscrever os cursos de Medicina Veterinária reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ou Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP) em funcionamento há, no mínimo, dez anos, no Estado. Os requisitos foram estabelecidos pela Resolução CRMV-SP nº 2.994/2022.

De acordo com o presidente da Comissão Técnica de Educação do CRMV-SP, Fábio Manhoso, o Conselho está buscando formas e ferramentas de valorizar cada vez mais o ensino da Medicina Veterinária no estado de São Paulo. “O instrumento de avaliação irá estipular os critérios a serem analisados para a certificação, mas também servirá de apoio às instituições, pois traz uma ferramenta de gestão para que os coordenadores possam aprimorar os seus cursos”, destaca.

O presidente da autarquia, Odemilson Donizete Mossero, acredita que cuidar da educação é mais do que zelar pela classe, é cuidar para que no futuro a sociedade seja bem atendida e esteja protegida. “É importante que a formação esteja à altura dos anseios das famílias que tanto batalham e do futuro profissional que abraça esta carreira tão nobre que é a da Medicina Veterinária”, ressalta Mossero.

Saiba como inscrever sua IES

Para se candidatar, o representante legal da Instituição de Ensino Superior (IES) deverá acessar o formulário disponível na Plataforma CRMV-SP (link abaixo), e preencher as informações solicitadas, durante o período de 01 a 30 de junho de 2023.

Também deverá anexar documentações comprobatórias, como projeto pedagógico do curso, comprovante de reconhecimento junto ao MEC, entre outros, e assinar o termo de compromisso de participação voluntária no processo.

Nesse primeiro ciclo, serão ofertadas quatro vagas para avaliação de cursos. No caso de o número de cursos inscritos ser superior ao número de vagas disponibilizadas, será utilizado como critério de classificação a avaliação do Relatório de Autoavaliação e Projeto Pedagógico de Curso. A Comissão Técnica de Educação fará a análise das candidaturas a partir dos critérios estabelecidos em resolução, definirá quais as IES estão aptas a serem avaliadas presencialmente, e comunicará aos interessados sobre o resultado do processo seletivo.

“Será realizada análise documental das instituições inscritas e aquelas selecionadas por critério qualitativo receberão, dentro do número de vagas estabelecido no edital, as visitas in loco. O relatório da Comissão de Educação será submetido, ainda, à Plenária do CRMV-SP para homologação final”, explica Fábio Manhoso.

Níveis de certificação

Para certificação no nível bronze, será exigido o conceito máximo em pelo menos 70% dos indicadores do Instrumento de Avaliação publicado no edital; no nível prata, 80%; e no nível ouro, 90%. As avaliações serão feitas a partir de três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e técnico-administrativo, e infraestrutura.

O resultado final será publicado em forma de resolução no Diário Oficial da União (DOU) e expedido um documento de certificação do curso.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato através do e-mail certificacao@crmvsp.gov.br.

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira
A foto mostra uma mão segurando um livro. Na capa do livro está escrito Guia Prático do Associativismo: Como regularizar uma associação? Há três pessoas segurando peças de quebra-cabeça e o logotipo do CRMV-SP.
A imagem mostra quatro pessoas juntando as mãos, representando a união, em torno de uma mesa retangular de madeira.