CRMV-SP realiza visita às dependências do Jockey Club de São Paulo

Instituição completará 148 anos e prepara encontro veterinário para o próximo ano
Texto: Comunicação / Foto: Arquivo pessoal Fábio Manhoso

Comitiva do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) realizou visita às dependências do Jockey Club de São Paulo (JCSP). A instituição, fundada em 14 de março de 1875, completará, no próximo exercício, 148 anos e prepara programação de eventos, incluindo encontro veterinário com palestras de educação continuada.

De acordo com o vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso, a visita foi feita com o intuito de estabelecer maior aproximação com a instituição que é referência na Medicina Veterinária Equina, apresentando o Conselho e oferecendo o apoio da autarquia. “Além de todo aparato técnico presente no hospital veterinário, é preciso destacar a importância científica e pedagógica, com destaque ao programa de residência médica-veterinária que já está em sua 46ª turma”, afirmou.

A comitiva do CRMV-SP, formada também pelo presidente da Comissão Técnica de Políticas Públicas, Raphael Hamaoui, foi recebida pelo coordenador do Departamento de Assistência Veterinária do JCSP, Antonio Carlos Bolino.

“Foi uma satisfação e alegria muito grande receber o Conselho. Primeiramente por poder mostrar um pouco desse mundo maravilhoso que são as corridas de cavalo e segundo por saber que o CRMV-SP está indo nos estabelecimentos, permitindo maior proximidade entre as instituições. A expectativa é boa e salutar, pois vejo a oportunidade de, juntos, construirmos uma classe mais sólida”, destacou Bolino.

O coordenador ressaltou que o JCSP abriga, atualmente, mais de 500 equinos, todos com médico-veterinário responsável e sob intensa fiscalização do departamento de assistência veterinária, visando o bem-estar dos animais. “Já passaram pelo departamento de assistência veterinária do JCSP aproximadamente 1380 candidatos a residência, formamos 184 residentes, muitos dos quais são ícones nos seus estados de origem. É a segunda residência formada no Brasil e a primeira 24h. Alguns ex-residentes militam hoje no exterior, em países como Emirados Árabes, Estados Unidos, Inglaterra, entre outros.”

Formação profissional

Manhoso, que também é presidente da Comissão Técnica de Educação do CRMV-SP, parabenizou a instituição também pelo trabalho realizado junto aos graduandos, abrindo suas portas com os programas de estágio, os quais já impactaram aproximadamente 4.500 discentes.

“Todo esse ensinamento se apóia em um cronograma de obrigações onde os residentes e estagiários assistem e fazem palestras, discutem casos e participam ativamente nos casos clínicos e cuidados do plantel. Eles também assistem cirurgias dos mais variados e conceituados médicos-veterinários em atuação na equideocultura brasileira”, ressaltou Bolino.

O coordenador do Departamento de Assistência Veterinária do JCSP informou que a instituição prepara uma série de eventos para a semana máxima do turfe paulista que é a realizado conjuntamente ao Grande Prêmio de São Paulo (GP São Paulo). Da programação fará parte um encontro veterinário com palestras, com apoio do CRMV-SP, e que prestigiará os profissionais.

24_11_Deinter_7 (267)
foto capa cnp