Cuidados básicos fazem a diferença para a saúde no período de enfrentamento à Covid-19

Dieta equilibrada, alimentos bem higienizados e o corpo em movimento são essenciais
Comunicação CRMV-SP

Como manter a saúde física em meio ao isolamento social e tantas mudanças na rotina? De acordo com profissionais de Educação Física e Nutrição, os cuidados mais simples são também fundamentais. Aquele ditado “você é o que você come” deve ser levado a sério, uma vez que a saúde e o bem-estar estão intrinsecamente ligados ao que é inserido na dieta e à relação estabelecida com a alimentação.

A conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região SP-MS (CRN-3), Rita de Cássia Bertolo Martins, nutricionista com doutorado em Alimentos e Nutrição, recomenda que as refeições sejam ricas em alimentos in natura, como legumes, verduras, hortaliças, grãos, castanhas e frutas. E durante o preparo, “não se pode sobrecarregar em sal, açúcar ou óleos e temperos industrializados.”

Segundo Rita, não há necessidade de ingerir maior quantidade de determinados legumes, verduras ou frutas. “A dieta diversificada já é suficiente para contribuir para com a nutrição do corpo e uma boa resposta do sistema imunológico.”

A orientação da nutricionista é reduzir alimentos processados, produzidos de forma industrial a partir de alimentos in natura com poucos aditivos e para evitar os ultraprocessados. “São alimentos com número elevado de ingredientes como corantes, aromatizantes, realçadores de sabor, amido modificado e gordura hidrogenada”, afirma Rita, alertando para o riscos de problemas como hipertensão arterial, diabetes, colesterol, má nutrição e excesso de peso.

Mantenha o corpo ativo

O sedentarismo também é um grande vilão por contribuir para o surgimento de doenças. O conselheiro do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo (CREF4-SP), Waldecir Paula Lima, explica que já é de conhecimento que o sedentarismo prejudica o sistema imunológico, ou seja, interfere nas defesas do corpo.

“A prática de atividades deve ser regular para evitar danos. Não devemos ser sedentários, mas também não podem ocorrer em excessos e práticas de exercícios sem orientação profissional. É importante frisar que não se deve fazer exercícios por vídeos aleatórios disponíveis na web. Essa prática pode provocar lesões”, afirma Lima. Quem já pratica esportes, a dica é manter a rotina usual.

Movimentar-se é fundamental

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter a saúde, o ser humano deve fazer de 150 a 300 minutos de atividades físicas por semana. Lima alerta que pequenas ações na rotina diária já contribuem para o aumento de atividades que não precisam ser realizadas com acompanhamento. “São atividades físicas toda movimentação que gera aumento do gasto calórico.”

O profissional de Educação Física se refere a ações que podem ser parte da rotina neste período de isolamento social, como fazer limpeza e outros serviços domésticos; subir e descer escadas; e caminhar, mesmo que em pequenos espaços.

Cuidados especiais

A lavagem e o preparo dos alimentos precisam, nesse momento, cuidado mais que especial. A vice-presidente do CRN-3, Viviani Fontana, nutricionista com especialização em Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade em Alimentos, explica que legumes, verduras e frutas que serão consumidos crus devem passar por limpeza e desinfecção com produtos específicos para esta finalidade, que possuam registro na Anvisa e/ou Ministério da Saúde.

Um produto conhecido e de fácil acesso para desinfecção é a água sanitária. Porém, nem todas as comercializadas podem ser utilizadas. É preciso que haja essa indicação no rótulo. “É importante seguir rigorosamente as orientações do fabricante quanto às quantidades para a diluição da solução e também ao tempo determinado de exposição dos alimentos ao produto”, explica Viviani.

Para higienização correta de alimentos e prevenção da Covid-19:

– Lavagem cuidadosa em água corrente, um a um, folha a folha;

– desinfecção deve ser realizada conforme recomendação do fabricante do produto saneante, alimentos devem permanecer imersos na solução por no mínimo 15 minutos, depois enxágue em água corrente;

– cozinhe os alimentos em temperaturas acima de 70ºC para eliminação da maior parte dos micro-organismos patogênicos, ou seja, aqueles que causam danos à saúde;

– não esqueça das medidas preventivas para a compra ou o recebimento dos produtos em casa, limpe objetos e embalagens com água e sabão ou álcool 70%;

– as autoridades internacionais de saúde orientam para o uso de máscara e a constante higienização das mãos.