Dia do Zootecnista: profissional está capacitado para atuar em todos os elos da cadeia do agronegócio

Para celebrar a data, o Sistema CFMV/CRMVs lança campanha nacional para parabenizar os zootecnistas brasileiros
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Agência Nacional/CFMV adaptada

O zootecnista é um profissional que preenche uma longa lista de atribuições nas mais diversas áreas de atuação. Com formação generalista, está capacitado para atuar em todos os elos da cadeia do agronegócio. Para homenagear os mais de 23 mil zootecnistas registrados no Brasil, o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) lança a campanha “Conte com o Zootecnista”, na qual apresenta a vocação do profissional para a gestão do agro.

O presidente da Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP, Celso da Costa Carrer, explica que o espaço e o reconhecimento profissional que a categoria tem hoje no mercado advêm, principalmente, dos esforços dos zootecnistas que estão em campo.

“À medida que se analisa a produção de alimentos e biomassas junto aos diferentes elos dessa extensa e complexa cadeia produtiva (indústria de insumos, produção, distribuição e serviços de apoio e regulação) até o consumidor, tem se observado a profissionalização do setor com a presença indispensável dos zootecnistas”, afirma Carrer.

Neste ano, a campanha do CFMV destacará como o zootecnista desenvolve tecnologia no campo, no melhoramento genético, e nas práticas de manejo que proporcionam o bem-estar dos animais, além de ser o responsável por elaborar uma nutrição balanceada, que atenda às necessidades de cada espécie. “O trabalho realizado pelo zootecnista reflete diretamente no Produto Interno Bruto (PIB) e no desenvolvimento econômico do Brasil”, diz o presidente do Regional, Odemilson Donizete Mossero.

O mercado internacional é exigente no que tange à origem do produto adquirido. Neste contexto, o zootecnista entra em ação quando o assunto é sustentabilidade e o bem-estar dos animais. “Ele é responsável por equilibrar a produção de alimentos, de forma a potencializar o desempenho econômico dos produtos, com o cuidado ético de proporcionar o bem-estar animal, diminuindo impactos ambientais”, explica o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida.

Agronegócio 4.0

O mercado vive um novo paradigma no que tange a produção de alimentos e serviços, e que resulta em um novo conceito, chamado de agronegócio 4.0. Devido a fatores como o crescimento populacional, expansão urbana e redução das áreas agricultáveis, tornou-se preciso produzir mais, para atender a demanda alimentar agregada.

“Estes fatores, aliados às pressões ambientais, além de consumidores exigentes e hiper conectados, estão revolucionando o agronegócio no planeta e, portanto, a forma e como produzir alimentos e biomassas”, explica Carrer.

Boa parte do enfrentamento deste desafio traz oportunidades de desenvolvimento das empresas que querem permanecer no setor de forma profissional, ética e comprometida com a manutenção da vida das próximas gerações.

“Questões ambientais e de modal de transporte também precisam ser enfrentadas como políticas de estado e não de um dado governo. É preciso agregar ações planejadas e construtivas de agronegócio profissional e tecnificado para cumprir plenamente o potencial de abastecer o planeta com alimentos de qualidade e custos acessíveis a todos”, reforça o zootecnista.

Competências profissionais

De acordo com a presidente da Comissão Nacional de Educação em Zootecnia do CFMV, também conselheira do CRMV-SP, Ana Cláudia Ambiel Corral Camargo, um dos desafios do zootecnista é ser um profissional 360°. “Ele deve ter visão sistêmica, conhecer sobre solo, planta, animal, ambiente, agroindústria e mercado. Com competência para resolver problemas de forma criativa e atuar de forma intraempreendedora”, diz.

O mercado exige um profissional que resolva problemas de natureza técnica, mas que quase sempre envolve relacionamentos entre pessoas. “Desta maneira, os profissionais devem desenvolver capacidade de liderança, influenciando positivamente no desempenho das pessoas que estão ao seu redor e que tenham habilidades em trabalhar em equipe”, explica o zootecnista e assessor pecuário Cledson Augusto Garcia.

Encontro de Zootecnistas

Para celebrar o mês do zootecnista, a Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP, está promovendo uma série de palestras gratuitas e on-line sobre áreas emergentes da Zootecnia. “Ao todo, serão seis encontros, que visam mostrar quão ampla é a inserção do zootecnista, nos diferentes elos das cadeias produtivas”, explica Celso Carrer.

Além dos conhecimentos adquiridos, os participantes do 5º Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo terão a oportunidade de compartilhar suas expectativas de ingresso futuro no mercado, além da possibilidade de fazer networking. “Os palestrantes são referências nacionais e internacionais. Seja pela participação síncrona ou visualização posterior pelo Youtube, os conteúdos são muito relevantes e podem despertar os estudantes para diferentes áreas de atuação”, conclui Ana Claudia Ambiel.

Campanha nacional

A campanha “Conte com o Zootecnista” tem início hoje e vai até o dia 30 de junho. Um filme será veiculado no Canal Rural e peças publicitárias impulsionadas nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. As publicações abordarão a presença do zootecnista nos diversos segmentos da cadeia do agronegócio.

Em todos os estados brasileiros ocorrerão ações do Sistema CFMV/CRMVs, estratégia que intensifica o esforço de comunicação para ampliar o alcance da campanha em todo o País.  Para isso, além das mídias sociais, a campanha também marcará presença em rádio, outdoor, TV segmentada, entre outros. As peças e o conceito da campanha também estão disponíveis em um hotsite exclusivo.

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